segunda, 17 de dezembro de 2007
Campo Grande News
Com o início do período das chuvas, desde o final da segunda quinzena de novembro o rio Paraguai em Ladário voltou a atingir níveis próximos à média esperada para esta mesma época do ano, sendo que, com atualmente uma altura de 1,74 m conforme o Serviço de Sinalização Náutica d'Oeste do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil.
A pesquisadora da Embrapa Pantanal, Márcia Toffani, ressaltou que o rio está 34 centímetros acima da média histórica, de 1,40 m (período de 1900 a 2006).
"Nos últimos quinze dias o rio Paraguai em Ladário subiu em média 3 centímetros ao dia, aumentou também acima da média histórica para o mesmo período, de 0,2 centímetros/dia", afirmou Márcia ao Corumbá On Line.
Nível do Rio nos últimos tempos
Após registrar elevação normal nos meses de janeiro e fevereiro, o nível do Rio Paraguai, na centenária régua de Ladário, estava praticamente estacionado desde o mês de março. O comportamento atípico do rio estava chamando a atenção dos pesquisadores da Embrapa Pantanal (Corumbá, MS) - unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A média histórica do período de 1900 a 2004, segundo levantamento feito pela Embrapa Pantanal, a partir de dados fornecidos pelo Serviço de Sinalização Náutica dOeste do 6º Distrito Naval do Brasil, indicou que nesse período o rio deveria subir cerca de dois centímetros ao dia.
A última vez que uma estagnação desse tipo ocorreu foi no ano de 1973, quando a variação média diária nos meses de março e abril foi de apenas 4 milímetros, e o nível médio foi de 1,81 metros.
Nos meses de março e abril desse ano, o nível médio do rio foi de 2,96 metros e a variação média diária, para mais ou para menos, foi de apenas 7 milímetros, ou seja inferior a um centímetro ao dia quando a expectativa baseada no comportamento histórico do rio era de elevação.
Portanto com o período de chuvas desde o mês de novembro o nível do Rio Paraguai volta a atingir os níveis esperados para essa época.