quinta, 06 de dezembro de 2007
Campo Grande News
A qualidade da água do Rio Formoso, o principal de Bonito, passa por monitoramento em 15 trechos desde o mês passado. O trabalho prossegue até a metade de 2009. A coleta e análise da água é feita em locais de nascentes, cursos médio e foz dos rios Formosinho, Anhumas, Seco, Juti, Taquaral, Serradinho e Formoso.
Na cidade existe o Projeto Rio Formoso, que envolve comunidade, ONGs, empresários e Ministério Público para a adoção de medidas ambientalmente corretas para a preservação de rios da região. O monitoramento é para comparar se as ações sistematicamente adotadas geram reflexos na qualidade da água.
O trabalho tem várias fases, segundo técnicos da Fundação Neotrópica, uma das envolvidas, incluindo uma análise inicial de características físicas e químicas, como vazão, potencial hidrogeniônico (pH), condutividade elétrica específica, temperatura da água e do ar, concentração de oxigênio dissolvido, turbidez, salinidade e pluviometria. Houve ajuda do governo federal para a compra de material e equipamentos.