terça, 04 de dezembro de 2007
Mercado e Eventos
A Diretoria de Estudos e Pesquisas da Embratur está divulgando o sumário com os resultados do Boletim de Desempenho Econômico do terceiro trimestre deste ano, quando os empresários do setor que responderam à pesquisa apontam que o turismo cresceu cerca de 76% a mais no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado, com uma variação média de 10,2%.
Os saldos das respostas mais elevadas apareceram nos setores de aviação, com 100% e variação média de 9,4%; parques temáticos e atrações turísticas, com 98% e variação média de 19,3%; e turismo receptivo, com 85% e variação média de 32,1%, enquanto que o saldo negativo foi apontado pelo setor das operadoras de viagens, com -21%, com variação média de -6,6%.
A pesquisa ouviu empresários e gerentes de 831 empresas brasileiras do setor de turismo. A previsão dos entrevistados para o faturamento do 4º trimestre mantém a expectativa de alta, quando 43% acreditam em alta. Assim o ano deverá fechar, segundo as previsões do boletim, com um incremento de 75% no faturamento das empresas em relação ao ano passado. Se essa previsão se confirmar, a variação média do faturamento anual será de 12,9%.
Em relação ao quadro de pessoal, as empresas pesquisadas apontam que os quadros devem crescer cerca de 57% este ano em comparação ao ano passado. Novamente com destaque para os setores de aviação (100%) e Parques Temáticos e Atrações Turísticas (57%).
José Francisco de Salles Lopes, diretor de Estudos e Pesquisas da Embratur afirma que os dados apontados pelos empresários mostram grande consistência em relação aos números de crescimento de desembarques e entradas de divisas que têm sido divulgados recentemente.