imagem do onda

quarta, 28 de novembro de 2007

Projetos sociais da Funai atendem etnias em Bonito

Tribuna Popular

A Fundação Nacional do Índio - FUNAI, lançou um projeto de grande alcance social, para atender as etnias indígenas Kadiwéus e Terena do município de Porto Murtinho. Com o objetivo de facilitar os índios da região do São João e Tomasia, a Funai dispõem de um prédio alugado em Bonito, onde os cursos tiveram inicio na segunda-feira (26/11), e o lançamento do projeto contou com a presença do prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra.

A primeira etapa do projeto terá duração de doze meses, e terá as oficinas de pintura em telas, pintura em tecidos e emborrachada. No mesmo projeto existem outras duas oficinas, que terão a duração de seis meses, as quais contarão com cursos de crochê e artesanatos, e em uma terceira oficina os índios recebem o curso de corte e costura de camiseta.

Segundo informação da professora também coordenadora do curso de pintura em telas, tecidos e emborrachada, Cleusa Antunes, a primeira turma inscrita conta com 45 interessados, com idades de dose anos e acima.

Depois que as três primeiras turmas, concluírem os cursos, terá inicio a segunda etapa de cursos com oficinas de palha de milho, madeira, sementes e cerâmicas. Para os cursos previstos nesse período, o projeto dispõe de três professoras, que atenderão os interessados com toda a infra-estrutura da Funai.

Cleusa Antunes explicou que o objetivo da FUNAÍ, é de poder oferecer ao índio da região, oportunidade de se especializar em atividades que, possam lhe render recursos para ajudar na renda da família, valorizando profissionalmente as pessoas, e ao mesmo tempo contribuindo naquilo que enriqueça a cultura dos mesmos. O fato de as cidades da região serem visitadas por muitos turistas, aumenta o interesse pelo artesanato regional indígena, o qual tem grande aceitação no mercado de outras regiões do país, servindo como estímulo para essas etnias, afirma.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: