terça, 27 de novembro de 2007
Tribuna Popular
As obras para construção do terminal de passageiros do Aeroporto de Bonito, tiveram inicio há mais de trinta dias, e tem previsão de conclusão para agosto de 2008. Quem garante é Adelino Gonçalves Santos, mestre de obras da empreiteira PAR Engenharia Ltda. de Campo Grande.
Com o inicio das obras foram criadas dezenas de vagas para trabalhadores da construção civil, e mais postos de trabalho serão abertos na operação do terminal. Segundo estimativa da Dix Empreendimentos, empresa responsável pela operação do aeroporto, é de garantir em torno de 50 vagas, aproveitando a mão-de-obra local no período da construção. A partir do momento que o terminal estiver operando, em torno de 15 funcionários prestarão os serviços de manutenção, sem contar os operários das companhias aéreas que farão o atendimento direto aos passageiros nos guichês e balcão.
A primeira etapa das obras previstas consta 843 m2, composta de guichês, saguão, lanchonete, lojas, banheiros, sala de espera numa construção mista de concreto e de madeira. O empreendimento tem características de não ser agressiva à paisagem, por ser um destino de eco-turismo reconhecido internacionalmente.
Consta do projeto um mezanino, passarela e um alpendre de madeiras, são detalhes diferenciados de beleza. Materiais como eucalipto tratado, granito e cerâmica serão utilizados na construção. A pista de pouso e decolagem possui dois quilômetros de extensão, com trinta metros de largura apta para uso de qualquer tipo de aeronave.
A expectativa do prefeito da cidade, José Arthur Soares de Figueiredo, é de que a partir do momento em que o Aeroporto começar operar, diversas empresas aéreas irão se credenciar, para operar linhas regulares em Bonito. Isso significa a criação de mais empregos para os moradores da cidade, e também a garantia do aumento do fluxo de turistas que, irão proporcionar o avanço de riquezas, pois o próprio sistema de atendimento nos hotéis, restaurantes, agencias de viagem, transporte e atrativos crescerá estabilizando a economia do município, analisa.