imagem do onda

terça, 27 de novembro de 2007

Festival da Guavira reuniu milhares de pessoas em Bonito

Tribuna Popular

A Praça da Liberdade, recentemente revitalizada pela Prefeitura, mais uma vez foi palco de grandes acontecimentos culturais e sociais. Aconteceu entre os dias 23 e 25 de novembro, o VIº. Festival da Guavira promovido pela Prefeitura Municipal, através da Divisão de Cultura da Funceb, em parceira com as Secretarias de Ação Social, e de Turismo, Indústria e Comércio.

O evento atraiu milhares de pessoas nos três dias, reunindo a cultura em geral, como atrações musicais, dança, teatro, culinária e outros. A abertura do Festival contou com as presenças do prefeito José Arthur Soares de Figueiredo, do presidente da Câmara, Paulo Joel de Rezende (Paulinho), a primeira dama do município e gestora dos programas sociais da Prefeitura, Izabel Aivi de Figueiredo, o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Barbosa Mariano, e do Chefe da Divisão de Cultura do município, Boni Miranda.

Este ano o Festival da Guavira teve uma programação muito mais completa, contando com várias atrações a mais, proporcionalmente as edições anteriores. As escolas municipais e estaduais, como os programas sociais da Prefeitura, foram colocados em evidência, por fazer parte de um processo cultural da vida da cidade. Durante a abertura do Festival na noite do dia 23, a Banda Municipal, duas vezes premiada no Estado, como Banda Revelação, executou belíssimas melodias arrancando aplausos do público.

As escolas municipais Vitalina Vargas Machado, Manoel Inácio de Farias, João Alves da Nóbrega, João Alves de Arruda, e a Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, exibiram a arte da dança em diferentes moldes. Já a escola Izaura Pinto Guimarães mostrou sua habilidade com a ciranda, e o Distrito de Águas do Miranda, apresentou-se com o Grupo Afro. Na parte artística aconteceu a apresentação dos vencedores da 1ª. seletiva "Canta Bonito", e finalizando o primeiro dia, Delinha e Banda exibiram um belíssimo repertório de músicas regionais.

No segundo dia do Festival, as atrações ficaram por conta dos alunos do Programa Arte para Todos, com apresentações das Oficinas Perna de Pau, violão, viola, flauta, coral dos Programas Sociais, dança regional, teatro, dança, street dance, apresentação musical da 1ª. seletiva "Canta Bonito", e para encerrar apresentou-se o Grupo Chalana de Prata.

No último dia as atrações ficaram por conta do Grupo TTBB, com a dança Cabaré Fantasma e a peça teatral Natureza em Chamas. Na oportunidade foram apresentados os resultados e as apresentações musicais, da seletiva "Canta Bonito" pelos artistas que tiveram participação no concurso.

Para fechar com chave de ouro do VIº. Festival, aconteceram as apresentações musicais do Seresteiro Ricardo Maciel, e Elinho do Bandoneón.

Durante os três dias do VIº. Festival da Guavira, os bares e restaurantes que integram a Associação dos Bares e Restaurantes de Bonito, ofereceram cardápios com frutos da guavira, como: bolo, bom-bom, musse, pudim, suco, bebidas, sorvete, geléia e o próprio fruto. A Guavira é um arbusto silvestre do cerrado das regiões Sudeste e Centro Oeste, existindo também nos países da Argentina, Uruguai e Paraguai, embora se encontra em extinção nessas regiões.

O prefeito José Arthur enalteceu os bonitenses que há seis anos, foram os criadores do Festival da Guavira, especialmente o Antonio Carlos Silveira Soares, o Tó. Hoje o Festival é uma realidade que faz parte do calendário de eventos da cidade, reunindo especialmente a sociedade local, e ao mesmo tempo oferecendo aos visitantes momentos de lazer e entretenimento, reunindo artistas de várias áreas, e promovendo a cultura local, assinalou.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: