terça, 20 de novembro de 2007
MS Notícias
O governo do Estado realiza hoje (20) uma reunião com o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para discutir a recuperação da Bacia do Rio Taquari. O grupo vai apresentar ao governo o "Programa de Ações para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari", que contém as ações estratégicas selecionadas pelos representantes do governo federal para o Taquari. A reunião será às 8h30, no auditório da Governadoria.
Segundo Roberto Machado, superintendente de Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, (Semac), o governo quer inserir propostas para o médio e baixo Taquari. "Este programa do governo federal apresenta propostas para o Alto Taquari. Nós queremos também incluir propostas para o médio e baixo Taquari, que corresponde à região do Pantanal, como forma de atender às comunidades da planície que sofrem com o mau uso do rio da região do planalto nos últimos 30 anos", afirmou Roberto.
Com a finalidade de definir e implementar ações para promover a proteção e recuperação ambientais da bacia hidrográfica do rio Taquari, bem como identificar ações estratégicas destinadas à proteção do Pantanal, foi constituído pela Casa Civil da Presidência da República, por intermédio do Decreto Presidencial de 07 de agosto de 2006, um Grupo de Trabalho, em novembro de 2006.
O Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) é composto pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério da Integração Nacional (MI), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Ministério do Transporte (MT) e Agência Nacional de Águas (ANA); todos sob a coordenação da Casa Civil.
Participam também da reunião representantes das secretarias de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur); de Obras Públicas e de Transportes (Seop); e de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac).
A bacia do rio Taquari pode ser subdividida em três compartimentos: alto, médio e baixo Taquari. Os municípios que compõem o Alto Taquari são: Alcinópolis, Camapuã, Costa Rica, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde do Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora, em Mato Grosso do Sul, e Alto Garças, Alto Araguaia e Alto Taquari, em Mato Grosso. O Médio Taquari e Baixo Taquari são formados pelos municípios de Coxim, Bandeirantes, Figueirão, Corumbá e Ladário.
O Programa de Ações para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari está constituído de dois subprogramas distintos e complementares para as duas principais regiões da bacia do rio Taquari: a região do Alto Curso do Rio Taquari (BAT), localizada no planalto e a região da Bacia do Médio e Baixo Curso do Rio Taquari (BMBT), localizada na planície pantaneira.