imagem do onda

quarta, 12 de dezembro de 2007

GEF Rio Formoso treina produtores

GEF Rio Formoso treina produtores para implantarem sistemas agroflorestais

De hoje (12) até o dia 14 de novembro o Projeto GEF Rio Formoso promove em Bonito (MS) um curso de atualização técnica para a implantação de sistemas agroflorestais. O evento conta com a participação de 25 pessoas entre produtores e técnicos.

De acordo com a coordenadora de capacitação do Projeto GEF Rio Formoso, Sonia Lidone um dos objetivos do evento é capacitar os técnicos e produtores rurais para implantação de Sistemas Agroflorestais e recuperação de áreas degradadas na Micro bacia hidrográfica do rio Mimoso.
"O agricultor que se interessar e aderir ao sistema, além de encontrar na atividade mais uma fonte de renda, estará contribuindo para a recuperação de áreas degradadas e facilitando a conservação de nascentes e cursos d´água em pequenas propriedades", comenta Sonia.

O Curso de Metodologia e Técnica de Treinamento para Implantação de Sistemas Agroflorestais está sendo ministrado pelo biólogo Márcio Armando, da Embrapa Transferência de Tecnologia. O evento aborda a inter-relação entre SAF's e Agroecologia e sua aplicação na restauração de reservas legais e áreas de preservação permanente (APP's).

Segundo o especialista, nestes sistemas convivem culturas anuais, como o milho e o feijão, com fruteiras e madeiras de lei que serão colhidas de acordo com seu ciclo. "Ao mesmo tempo em que produzem alimentos e produtos florestais os SAF's realizam importantes serviços ambientais com a produção de água, reconstituição da flora nativa e captação de carbono atmosférico, reduzindo os efeitos da crise climática", explica Márcio Armando.

Os SAFs são praticados por produtores em várias regiões do Brasil. Hoje a aceitação da técnica varia conforme o interesse do agricultor em produzir sem degradar, e o sucesso do sistema depende de acompanhamento técnico no início e de um bom desenho (planejamento) de acordo com as condições locais, inclusive de mercado.

No município de Bonito (MS) o GEF Rio Formoso já começou a implantar em algumas pequenas propriedades os sistemas agroflorestais. Desde o início de 2007, o Projeto vem fazendo coletas de sementes ao longo da bacia dos rios Formoso e Mimoso, para utilizá-las juntamente com as mudas do Viveiro Municipal na implantação dos SAF´s biodiversos.

O uso da adubação verde e orgânica em policultivo é uma das técnicas que serão utilizadas pelo Projeto, no processo de transição para sistemas de produção agroecológicos.

O curso de Atualização Técnica para a Implantação de Sistemas Agroflorestais acontece no Instituto de Ensino Superior da Funlec, em Bonito (MS) das 8 as 12 e das 14 às 18 horas.


Informações sobre o projeto- O GEF Rio Formoso foi iniciado oficialmente em 2005 e atua para a conservação da biodiversidade da Bacia hidrográfica do Rio Formoso, por meio do manejo sustentável do solo e da água.

Com as ações do Projeto serão criadas alternativas sustentáveis para o desenvolvimento das atividades econômicas do município (agropecuária e turismo), com a participação direta da comunidade sem degradar o meio ambiente e visando sempre a sua recuperação.

O Projeto financiado pelo Banco Mundial é coordenado pela Embrapa Solos (Rio de Janeiro) e conta com a participação das unidades Gado de Corte (Campo Grande - MS), Agropecuária Oeste (Dourados - MS) e Pantanal (Corumbá - MS). Também são executoras do projeto a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Secretaria de Estado de Meio Ambiente das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), Conservação Internacional (CI Brasil) e Fundação Cândido Rondon (FCR).

O Projeto possui ainda outros colaboradores e co-executores importantes como a Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), Instituto de Ensino Superior da Funlec (IESF) e apoio técnico e institucional do Ibama.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: