sexta, 09 de novembro de 2007
MS Notícias
A criação do Conselho Deliberativo do Parque Nacional do Pantanal é tema de um encontro em Corumbá entre representantes da Prefeitura e da Superintendência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A reunião acontece no dia 12 de novembro, a partir das 9h, no auditório do Hotel Nacional, e contará com a presença de representantes de órgãos ligados à questão.
Esta será a primeira reunião para formação do conselho, assunto amplamente abordado durante um encontro realizado em julho na cidade, com a participação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e de representantes do Governo do Estado, Ibama, Ministério Público e do trade turístico.
Na ocasião, o assunto em questão foi justamente uma gestão compartilhada dos recursos naturais do parque, localizado na divisa de Mato Grosso do Sul com o Mato Grosso. A reunião abriu uma nova fase da discussão, principalmente pela decisão conjunta entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso de implantar o conselho consultivo, a ser formado por setores governamentais e entidades dos dois estados.
Grande parte da área da zona de amortecimento do Parque Nacional do Pantanal está em território pertencente a Corumbá. Segundo o secretário-executivo de Meio Ambiente de Corumbá, Ricardo Eboli, a implantação do colegiado permitirá, através do exercício de suas competências legais, "a proposição de diretrizes e ações para compatibilizar, integrar e otimizar a relação com a população do entorno ou do interior da unidade", destacou.
Além disso, o conselho terá também a tarefa de acompanhar a implementação e revisão do Plano de Manejo, garantindo caráter participativo e o uso racional dos recursos naturais da região.