quarta, 07 de novembro de 2007
Mírian Valadares
O projeto GEF Rio Formoso (Projeto de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso) realiza até a próxima sexta-feira (9) no município de Bonito, um encontro para avaliação dos trabalhos que já foram realizados no município. Durante o encontro também será traçado o plano de ações a ser executado em 2008.
Os trabalhos foram iniciados nesta segunda-feira em Campo Grande, com uma reunião onde esteve presente o coordenador geral do GEF Rio Formoso, Heitor Coutinho, acompanhado pela representante do Banco Mundial, Judith Lisanski e por representantes das instituições parceiras do projeto.
Nesta terça-feira a equipe iniciou os trabalhos em Bonito com a realização da primeira reunião técnica do projeto intitulada "Rio Formoso: Manejo Integrado da Bacia Hidrográfica e Proteção da Biodiversidade". Durante o encontro que acontece no Hotel Pousada Águas de Bonito, os coordenadores de cada um dos três componentes do projeto estão mostrando os resultados dos trabalhos desenvolvidos este ano.
Nesta quarta-feira, após um debate serão feitos os encaminhamentos visando a elaboração do Plano de Orçamento Anual 2008.
De acordo com o coordenador geral do GEF Rio Formoso, Heitor Coutinho a reunião técnica é vista como uma oportunidade de reunir os principais técnicos executores, assim como membros da comunidade, direta ou indiretamente afetados pelo projeto, e nivelar todos quanto ao conhecimento das atividades em desenvolvimento, propiciando debates sobre metodologias empregadas e apontando correções que porventura sejam necessárias para que as metas sejam atingidas. "As informações coletadas no evento serão de grande importância para o planejamento das ações no próximo ano", comenta Heitor.
Para finalizar a programação, na sexta-feira o Comitê Deliberativo do projeto reúne-se para tratar de várias questões, entre elas a apresentação dos novos integrantes da estratégia de formulação do Plano de Orçamento Anual para 2008.
Informações sobre o projeto- O GEF Rio Formoso foi iniciado oficialmente em 2005 e atua para a conservação da biodiversidade da Bacia hidrográfica do Rio Formoso, por meio do manejo sustentável do solo e da água.
Com as ações do projeto serão criadas alternativas sustentáveis para o desenvolvimento das atividades econômicas do município (agropecuária e turismo), com a participação direta da comunidade sem degradar o meio ambiente e visando sempre a sua recuperação.
O projeto financiado pelo Banco Mundial é coordenado pela Embrapa Solos (Rio de Janeiro) e conta com a participação das unidades Gado de Corte (Campo Grande - MS), Agropecuária Oeste (Dourados - MS) e Pantanal (Corumbá - MS). Também são executoras do projeto a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Secretaria de Estado de Meio Ambiente das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), Conservação Internacional (CI Brasil) e Fundação Cândido Rondon (FCR).
O projeto possui ainda outros colaboradores e co-executores importantes como a Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), Instituto de Ensino Superior da Funlec (IESF) e apoio técnico e institucional do Ibama.