imagem do onda

terça, 06 de novembro de 2007

Zoneamento Agroecológico apresenta primeiros resultados

MS Notícias

O governo estadual apresenta na próxima quinta-feira (8) os primeiros resultados do Zoneamento Agroecológico de Mato Grosso do Sul (ZAE-MS), parte agrícola integrante do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE-MS). A programação ocorre a partir das 8h30, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo - Auditório Germano de Barros, e será aberta pelo governador André Puccinelli.

Ação conjunta das Secretarias de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e do Turismo (Seprotur) e do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento e da Ciência e Tecnologia (Semac), em parceria com a Embrapa Solos, do Rio de Janeiro/RJ, o ZAE-MS é um programa estruturante e estratégico que fornecerá elementos para a tomada de decisão quanto a investimentos públicos e privados e, principalmente, com total respaldo técnico, ambiental e social.

"O objetivo está em oferecer as melhores informações técnicas possíveis. Com o Zoneamento o Estado passa a ter um melhor critério para a identificação de áreas aptas ou não para a agropecuária. Dessa forma as obras de infra-estrutura e apoio à produção e ao escoamento podem ser priorizadas", ressalta a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.

O coordenador operacional do programa, engenheiro agrônomo vinculado à Seprotur, Carlos Henrique, e mais um grupo de profissionais envolvidos no processo, já fizeram a coleta de mais de 1.100 amostras de diferentes tipos de solos nos municípios de Antônio João, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Miranda, Nioaque, Ponta Porã e Porto Murtinho. Concluída a primeira fase, os trabalhos agora estão sendo realizados em outros 22 Municípios da região Centro-Norte.

Complemento

Mais do que uma análise do solo o Zoneamento Agroecológico também está ligado ao clima e à infra-estrutura. Tudo isso estará relatado em uma carta de aptidão. Conforme o executor do projeto de geoprocessamento - banco de dados com informações geográficas - Humberto César Motta Maciel, "o trabalho está sendo feito em cima da carta temática da Embrapa Solos datada de 1970. Mais do que atualização, está sendo feita uma ampliação da escala", explica.

Ainda segundo Carlos Henrique, Mato Grosso do Sul é o primeiro estado a implantar o Zoneamento com os mais atuais níveis de detalhamento e recomendação, entre os quais estão a ampliação da escala para 1:100.000, identificando as áreas mais aptas a diversas explorações com elevado rendimento econômico.

A previsão é que até final de 2009 todo o trabalho esteja concluído atingindo assim todos os municípios do Estado. Também são parceiros do ZAE-MS as prefeituras municipais e os Sindicatos Rurais.

PROGRAMAÇÃO

08h30 - Café da manhã

09h00 - Abertura com o governador do Estado André Puccinelli

09h15 - Zoneamento Agroecológico: Importância e Metodologia de Trabalho

Apresentação: Secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias

09h45 - Georeferenciamento

Apresentação: Gerente de Regularização Fundiária e Cartografia Agraer

10h15 - Estudos realizados e resultados do zoneamento 1ª. Fase - Embrapa Solos

11h30 - Encerramento

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: