terça, 06 de novembro de 2007
MS Notícias
Corumbá volta a sediar o encontro depois de mais de uma década. A opção pelo tema foi motivada pelo discurso do doutor Tito Carlos Machado de Oliveira, durante o XIV Encontro Sul-mato-grossense de Geógrafos, ocorrido em setembro de 2006 em Três Lagoas, quando refletiu sobre o papel e a relevância da ciência geográfica.
Desta vez, o encontro tem como palco o Pantanal Sul-mato-grossense, com sua complexidade sócio-ambiental e importância em escala nacional como pólo turístico. Assim, além de abranger temáticas regionais, suscita a discussão de abordagens específicas, como a produção e consumo do espaço geográfico pelo turismo, a conservação e planejamento ambiental, a questão das territorialidades e fronteiras, a interface rural-urbana e os arranjos produtivos locais, dentre outros.
O credenciamento para o evento começa às 17h. Às 19h, haverá a abertura oficial, com apresentação cultural. Em seguida, às 20h, o doutor José Pereira Queiroz Neto, da Universidade de São Paulo (USP), proferirá a conferência de abertura, com o tema "Papel social da pesquisa geográfica: Pantanal".
A programação continua hoje (6), com a mesa temática "Planejamento, ambiente e desenvolvimento local". As discussões começam às 8h30 e serão conduzidas pelos doutores Sérgio Ricardo Oliveira Martins e Paulo Roberto Jóia, ambos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O horário das 13h às 17h está reservado para os debates dos grupos de trabalho.
Das 18h às 20h, haverá mesa temática com o tema "Pesquisa no Pantanal". Participam do debate os doutores Mercedes Habib Mercante, da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp); Ana Paula Correia de Araújo, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Arnaldo Yosso Sakamoto, da UFMS; e Mário Luis Assine, da Unesp/Rio Claro. O dia termina com a conferência "Ensino, currículo e cidade educadora", ministrada pela doutora Sonia Maria Vanzella Castellar, da USP, a partir das 20h30.
Veja a programação para os demais dias do evento:
Quarta-feira (7)
Das 14h às 17h
Mesa Temática - Turismo: Produção e consumo do espaço
Participantes - Dr. Davis Gruber Sansolo (Anhembi Morumbi), Drª. Luzia Neide Menezes Teixeira Coriolano (UECE) e Carlos Adalberto Pereira Porto (Sec. Exec. de Turismo e de Relações Institucionais - Corumbá-MS)
Das 18h às 20h
Mesa temática - Desenvolvimento e conservação do Pantanal e dos Cerrados
Participantes - Dr. Jurandyr Luciano Sanches Ross (USP), Drª. Lizandra Pereira Lamoso (UFGD) e Drª. Sueli Ângelo Furlan (USP)
Das 21h às 24h
Território cultural/Geofest
Quinta-feira (8)
Das 16h às 18h30
Mesa temática - Produção e territorialidades na fronteira
1º Momento
Arnaldo Capobianco Aponte (Sindicato de Ferrocarril de Puerto Quijarro) e
Iracemi Pereira da Cruz (MNLM)
2° Momento
Antônio Augusto Mira (Empresário Transfronteiriço), Nelson de Almeida Júnior (MMX), Pedro Luiz de Souza Lacerda (Sindicato Rural de Corumbá) e Raquel Amaral (Empresária - Turismo)
Das 19h às 21h
Mesa Temática - Arranjos Produtivos Locais
Participantes - Dr. Marco Aurelio Crocco Afonso (UFMG), Dr. Antonio Nilvaldo, Hespanhol (UNESP, Pres. Prud.) e Rooseley dos Santos Souza (SEBRAE - Corumbá)
Sexta-feira (9)
Das 8h às 9h30
Plenária para divulgação dos resultados dos GTs
Das 10h às 11h30
Conferência - Território e fronteira em tempos de mudanças globais
Ministrante - Dr. Wanderley Messias da Costa (USP)
Das 14h às 15h30
Conferência de encerramento - O papel dos movimentos sociais no planejamento e na gestão das cidades
Ministrante - Dr. Marcelo Lopes de Souza (UFRJ)