terça, 06 de novembro de 2007
Mídiamax News
A altura do rio Paraguai em Ladário não pára de baixar e apresenta 1 metro e 14 centímetros abaixo do nível normal. Neste sábado a centenária régua marca 88 cm, o que representa uma redução de 8 cm em apenas um dia e média diária de 4 cm. Há exatamente um ano o nível estava em 2,34 centímetros.
De acordo com o Serviço de Sinalização Náutica do Oeste se não chover na Cabeceira do rio na região de Cáceres no Mato Grosso o nível deverá baixar ainda mais. A régua da cidade mato-grossense hoje apresentou redução de 2 cm registrando 1 m e 66 cm. Em Forte Coimbra a situação é pior ainda com -16 cm, ou seja, 1 m e 49 cm abaixo da altura normal.
Conforme dados da CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) do Ministério das Minas e Energias a previsão é de que no dia 16 deste mês o nível chegue a 0,76 e no dia 23 a 0,70 cm. Segundo informações da Embrapa Pantanal as previsões climáticas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), até o mês de novembro são de que as chuvas deverão ainda ficar abaixo da média histórica, com grande variabilidade espacial.
Com a redução do nível do rio Paraguai o transporte pela hidrovia está praticamente parado. A Marinha recomenda às embarcações que demandam o tramo sul do rio Paraguai partindo de Corumbá, que trafeguem com calado máximo de segurança, 1m e 69 cm.
A instituição orienta atenção redobrada aos navegantes, em especial os comandantes de comboios que trafeguem nos trechos críticos, para adotar todas as precauções de garantia da segurança da navegação.