quarta, 24 de outubro de 2007
MS Notícias
Encerrada na última segunda-feira a Feira Internacional e 1º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul, no Pavilhão Albano Franco, na Capital, com resultados positivos e expectativas superadas. As palavras são de Nilde Brun, diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur).
"Muitos visitantes parabenizavam-nos pela qualidade do evento; os representantes dos municípios que se fizeram presentes agradeceram a oportunidade, alegando que nunca haviam sido expostos de forma igualitária, sendo valorizados de forma equiparada aos outros municípios; apoiadores e patrocinadores satisfeitos com os resultados; enfim, o evento teve resultados extremamente positivos", revela Nilde.
Porém a grande surpresa do evento foi o resultado da Rodada de Negócios, realizada pelo Sebrae, no último dia da Feira, quando operadores locais e internacionais negociaram a venda e compra de destinos turísticos, visando atrair o público estrangeiro a Mato Grosso do Sul.
A estimativa de negócios futuros resultou em aproximadamente 7 milhões de reais, número extremamente satisfatório para o trade turístico local e, conseqüentemente, para a economia do Estado, com previsão para o período de um ano. De acordo com a consultora de Turismo do Sebrae, Márcia Rocha, a instituição utiliza um software específico para precisar tais dados, que revelaram as seguintes informações: das 21 empresas estrangeiras e 16 sul-mato-grossenses que participaram da rodada, 92% acreditam na possibilidade de negócios futuros, 93% avaliaram-na como positiva e 96% consideraram positiva a qualidade dos contatos. Os dados são referentes às 170 reuniões realizadas entre operadores de turismo estrangeiras e locais.
As rodadas de negócios são um dos instrumentos de mercado mais eficazes para a promoção de negócios, de acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae. O estudo revela que as empresas que não tiveram retorno durante a participação em feiras apontam a falta de rodadas de negócios como uma das causas do problema. Em 70% das feiras nacionais acontecem rodadas de negócios. Nas exposições regionais esse percentual cai para 52%, e nas microrregionais, 5%. Como resultado do levantamento, o Sebrae identificou setores onde é necessário estimular a realização de rodadas. Um deles é o de turismo.
Antes da rodada de negócios, operadores da Europa, Estados Unidos e América do Sul visitaram atrativos turísticos de Bonito-Serra da Bodoquena e Campo Grande e Região, conhecendo in loco as potencialidades do Estado para a promoção no exterior. A maioria não escondia a vontade de retornar em breve e inserir o destino Mato Grosso do Sul em suas vendas.