imagem do onda

quarta, 24 de outubro de 2007

Oficina aborda águas da Bacia do APA em Bonito e Jardim

Rede Aguapé

Oficina de educação ambiental aborda águas da Bacia do Apa em Jardim e Bonito

Os municípios de Jardim e Bonito recebem essa semana a oficina de educação ambiental do projeto "Pé na Água - Água e Cidadania na Bacia do Apa" (UFMS/CNPq/CT-Hidro), de 24 a 26 de outubro. A intenção do projeto é trazer informações contextualizadas à região para que os professores tenham subsídios locais para desenvolver a educação ambiental e participar da gestão das águas. Bonito e Jardim fazem parte da Bacia do Apa, pois pelas terras desses municípios corre o rio Perdido, um dos afluentes mais importantes do Apa.

A oficina, gratuita, é aberta aos interessados e tem como público preferencial professores de escolas da bacia, técnicos e educadores ambientais. Os participantes vão conhecer o material produzido sobre a Bacia do Apa (livro, CD e cartilha) para discutir os conteúdos e sugerir elementos às publicações. A iniciativa é da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), apoiada pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Os municípios de Antônio João, Ponta Porã, Bela Vista, Caracol e Porto Murtinho já receberam a oficina.

Também estão previstas na programação a apresentação do projeto Pé na Água e a palestra "Um rio, dois países", que será ministrada pelo professor de Prática de Ensino de Biologia da UFMS Paulo Robson de Souza. Em Bonito, o cientista social Diego Correia da Silva apresenta dados preliminares de pesquisa realizada em 2006 sobre a educação ambiental em Bonito.

Esta é a segunda etapa do projeto que, em fevereiro deste ano, realizou uma expedição na Bacia do Apa buscando informações que contribuíssem para a conservação e gestão dos recursos hídricos. Dos dados gerados nessa expedição e da colaboração de vários técnicos e pesquisadores foi produzido um livro que aborda vários aspectos da gestão das águas: sociedade, usos e consumo, desmatamento, produção rural, biodiversidade, saneamento, cultura, história e os instrumentos de controle social que temos hoje para participar da gestão dos recursos hídricos. O livro virá acompanhado de um CD com recursos pedagógicos para o ensino sobre a importância da água. Também será produzida uma cartilha com o conteúdo do livro adaptado ao público infanto-juvenil.

Programação

Dia 24/10 - Bonito
Palestra Um Rio, Dois Países e apresentação de pesquisa sobre a educação ambiental na Escola João Alves de Arruda, às 19:30.

Dia 25/10 Bonito
Oficina para apresentação do material na Escola Isaura Pinto Guimarães, das 7:30 às 11:30.

Dia 25/10 Jardim
Palestra na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), às 19:30, com apresentação do projeto e a palestra: Um Rio, Dois Países.

Dia 26/10 Jardim
Oficina para apresentação do material na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), das 7:30 às 11:30.


Sobre o projeto

Pé na Água - Água e Cidadania na Bacia do Rio Apa - Uma Abordagem Sistêmica e Transfronteiriça na Década Brasileira da Água é um projeto apoiado pelo edital CT-HIDRO/MCT/CNPq - nº 015/2005 de Popularização da Ciência: Olhando para a Água. Foi o único projeto aprovado neste edital para Mato Grosso do Sul. A proponente é UFMS e conta com a parceria do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento das Bacias dos Rios Miranda e Apa (Cidema), Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Ibama, Rede Aguapé, Ecoa e outras instituições.

Objetivo geral do projeto

Dotar a comunidade dos municípios que compõem a Bacia do Apa, de conhecimentos, informações fidedignas e instrumentos para participação na gestão das águas, por meio da produção de um conjunto de materiais impressos e eletrônicos (disponibilizados via internet e em CD) e treinamentos em oficinas e cursos, tendo como público preferencial professores de escolas públicas, técnicos e educadores ambientais para atuarem como agentes multiplicadores nessa bacia hidrográfica, inclusive atingindo indiretamente os municípios paraguaios inseridos na bacia.

Sobre a Bacia do Apa

Abrange sete municípios sul-mato-grossenses: Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Bonito e Jardim. Em território paraguaio, os municípios de Bella Vista, Pedro Juan Caballero, Concepción, San Carlos e San Lázaro. Estende-se por uma área de 17.000 km2, com aproximadamente 75% em território brasileiro.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: