terça, 23 de outubro de 2007
Campo Grande News
A coordenação do Parque da Serra da Bodoquena ainda aguarda a viabilização de máquinas para liberar o braço do Rio Formoso, em Bonito, que foi obstruído por funcionários da Fazenda América, pertencente a Luiz Lemos de Souza Brito. A determinação foi dada pela Justiça, que determinou ainda multas pesadas se a decisão for descumprida.
Ontem, segundo o administrador do Parque, Adílio Valadão, representante do Ibama na região, o que estava se tentando é começar o trabalho de desobstruição do rio manualmente. Segundo ele, funcionários da fazenda São Geraldo, vizinhas à América, conseguiram abrir uma espécie de canal para dar vazão à água, que antes formava uma cachoeira na fazenda, que é usada como atrativo turístico da região.
A obstrução do rio só foi descoberta quando funcionários da fazenda São Geraldo perceberam que o trecho estava secando e flagraram funcionários da propriedade vizinha fazendo o trabalho de bloqueio da água. O MPE (Ministério Público Estadual) foi acionado e entrou na Justiça contra o fazendeiro.
A fazenda tem parte localizada dentro do Parque da Serra da Bodoquena e o restante no raio de 10 km que é considerado uma borda de proteção da área de preservação e que por isso também tem o manejo controlado, como explicou Adílio Valadão.