segunda, 22 de outubro de 2007
MS Notícias
As rodadas de negócios são um dos instrumentos de mercado mais eficazes para a promoção de negócios, de acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae. O estudo revela que as empresas que não tiveram retorno durante a participação em feiras apontam como uma das causas do problema a inexistência de rodadas de negócios. Em 70% das feiras nacionais acontecem rodadas de negócios. Nas exposições regionais esse percentual cai para 52%, e nas microrregionais, 5%.
Como resultado do levantamento, o Sebrae identificou setores onde é necessário estimular a realização de rodadas. Um deles é o de turismo. Neste ano, durante o 1º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul, o Sebrae/MS promove hoje, das 9h às 15 horas, a Rodada Internacional de Negócios Turísticos entre operadoras sul-mato-grossenses e estrangeiras.
A coordenadora de Turismo do Sebrae/MS, Márcia Rocha, acredita que esta é uma oportunidade para as empresas locais apresentarem seus produtos e estabelecerem contatos de negócios no exterior. "Este momento vai proporcionar a inserção de Mato Grosso do Sul nos mercados sul-americanos e na Europa, gerando renda e emprego para os pequenos negócios de toda a cadeia produtiva do setor no Estado".
A rodada de negócios vai envolver 16 operadoras de Campo Grande, Bonito, Miranda, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas e 22 do Canadá, Estados Unidos, Holanda, França, Peru, Venezuela, Bolívia e Argentina. De acordo com Márcia Rocha estão agendadas 250 reuniões de negócios, com cerca de 20 minutos cada.
Entre os produtos turísticos regionais divulgados e comercializados estão: o ecoturismo, a observação de pássaros, a pesca esportiva, o turismo histórico, rural, de aventura e mergulho.
Encontros empresariais - As rodadas de negócio ganharam esta denominação por apresentarem negociações de grupos em rodízio. São encontros previamente agendados em que os interessados se colocam frente a frente para discutir compra e venda. Cada grupo se reúne durante 20 a 30 minutos para negociações. Em uma rodada internacional é exigência para o participante a fluência no idioma inglês.
Segundo a consultora especialista em rodadas de negócios nacionais e internacionais, Maria de Lourdes Carvalho, o Sebrae organiza estes encontros empresariais desde 1993 para proporcionar às micro e pequenas empresas a possibilidade de contatos de negócios com grandes empresas consumidoras.
"O cliente se encanta com esta ferramenta, pois sem ela teria um custo muito elevado para divulgar seus produtos e serviços e fazer negociações em quantidade semelhante à oferecida num evento de rodada", diz a consultora que gerencia o encontro em Campo Grande.
Para este evento, as operadoras de turismo de Mato Grosso do Sul receberam um treinamento especial, na segunda-feira, sobre participação em rodadas de negócios. "É uma ferramenta eficaz para prospecção de mercado com custo reduzido para as pequenas empresas. Apesar do alcance que a internet proporciona, o tête-à-tête ainda se destaca nas negociações", diz Moisés Papalardo Júnior, coordenador de rodadas de negócios do Sebrae/GO.