sábado, 20 de outubro de 2007
MS Notícias
Produtos da agricultura familiar vistos como atração turística para o Estado.Foi esse o destaque dado à produção rural familiar durante a abertura da 1º Feira Internacional de Turismo e Salão de Negócios de Mato Grosso do Sul, realizada na quinta-feira (18).
Os 25 estandes reservados à exposição de alimentos produzidos por agricultores familiares foram prestigiados por centenas de pessoas que passaram pela feira em seu primeiro dia de visitação. Os produtores foram prestigiados também pela visita do governador André Puccinelli, que passou por todos os estandes acompanhado pela Secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Côrrea da Costa Dias, pelo diretor-executivo da Agraer, José Alexandre Ramos Trannin e pela diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Nilde Brum.
"Toda empresa que emprega a família tem participação na sociedade e fundamentação na economia. Em alguns países europeus como, por exemplo, na Itália, as empresas unifamiliares desempenham um papel muito importante na economia, e é assim que deve ser também em Mato Grosso do Sul. Com a união de todos os nossos potenciais faremos com que o Estado e que nossos produtos fiquem conhecidos pelo mundo inteiro", destacou Puccinelli.
No espaço reservado à agricultura familiar estão expostos alimentos produzidos em agroindústrias familiares dos municípios de Itaquiraí, Iguatemi, Jaraguari, Dourados, Paranaíba, Bonito, Rochedo, Anastácio, Campo Grande, Coxim, Rio Verde, Bataguassu, Itaporã, Nova Alvorada e Costa Rica.Entre os produtos que podem ser encontrados estão doces, queijos, arroz preto, mel, café orgânico, geléias, rapadura, iogurtes, farinha, polvilho, licores e temperos.
O secretário de Política de Turismo do governo federal, Airton Nogueira Pereira Júnior disse, durante a abertura da feira, que a iniciativa do governo do Estado, de mostrar produtos oriundos da agricultura familiar como atração turística é uma das ações que vêm sendo desenvolvidas também pelo governo federal. "O Ministério do Turismo realiza constantemente, parcerias com o Ministério de Desenvolvimento Agrário para a participação de agricultores familiares em feiras de turismo. Os produtos oriundos da produção familiar rural são sem dúvida nenhuma atrativos turísticos, pois se tratam de produtos diferenciados, feitos de forma natural, que o turista não encontra nos supermercados no seu dia-a-dia. A comercialização destes produtos gera renda não só para a família do produtor, mas também para municípios e estados", ressaltou Airton.
Os 25 estandes da agricultura familiar estão situados na feira, no espaço denominado "Roteiros Integrados". O espaço traz exposições de produtos típicos de todas as regiões brasileiras e também dos demais países que compõem a América do Sul: Bolívia, Paraguai, Chile, Argentina e Peru. A exposição dos alimentos produzidos pelos agricultores foi caracterizado com o título "Sabor de Mato Grosso do Sul".
A 1ª Feira do Turismo e Salão de Negócios do Mato Grosso do Sul acontece até a próxima segunda-feira (22) no Pavilhão Albano Franco em Campo Grande. O horário de visitação vai das 14h às 22hs.
O evento está sendo realizado pelo governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) e da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), em co-realização com o Sebrae, execução da Fundação Biótica, patrocínio do governo federal, Ministério do Turismo, Embratur, TAM, TAP, Banco do Brasil, Correios, Ministério das Comunicações, Fiems, Company Rent a Car, Amapil, e apoio de Abav, Abih, Abrasel, Agraer, Atratur, Campo Grande Pantanal Convention & Visitors Bureau, Energest, Enersul, Facsul, FES, Fiems, Fundação de Cultura, Funlec, Gopan, Rodosul, Senac, SHRBS MS, UCDB, UEMS, UFMS e Uniderp.
Expectativa: A produtora de Itaquiraí, Luzia Drechler participa da feira com boas expectativas. "Pretendo voltar para Itaquiraí com 100% dos produtos comercializados", comenta Luzia. A produtora trouxe para a feira, doces, compotas, além de amendoim e cascas de frutas cristalizadas. A expectativa positiva decorre dos bons resultados que vêm sendo alcançados por Luzia na participação em outros eventos, como a Feira Nacional da Agricultura Familiar, realizada anualmente em Brasília. "Por meio da Agraer, estou sempre participando destes eventos e os resultados estão sendo muito bons. Este ano em Brasília, por exemplo, foi possível comercializar todos os produtos. Espero que aqui em Campo Grande aconteça o mesmo", diz a produtora.
Para o diretor-executivo da Agraer, José Alexandre Ramos Trannin, a participação dos produtores na feira é importante, pois se trata de uma forma de levar seus produtos ao conhecimento da sociedade. Opinião reforçada também pela secretária da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Côrrea da Costa Dias. Para ela, os produtos da agricultura familiar têm de ser mostrados não só para as pessoas de nosso Estado, mas também para as que vêm de fora. "Os turistas em suas viagens buscam belezas naturais, descanso, lazer e também uma boa comida. E é isso que esses produtos oferecem: um sabor típico de Mato Grosso do Sul", conclui Tereza.