quarta, 17 de outubro de 2007
WWF - Brasil
Na BioFach/ExpoSustentat 2007, WWF-Brasil vai prospectar mercados para produtos de origem sustentável da Amazônia e Pantanal, promover palestras ministradas por técnicos que atuam nos projetos de campo e mostrar ações em prol do uso responsável dos recursos naturais
O WWF-Brasil terá um estande na BioFach América Latina /ExpoSustentat 2007, que acontece entre 16 e 18 de outubro no Transamérica Expo, em São Paulo. O evento tem como principal objetivo promover produtos, organizações, iniciativas e projetos comprometidos com a sustentabilidade social e ambiental. Esta é a primeira vez que a ONG ambiental participa da maior feira de produtos orgânicos e sustentáveis da América Latina.
De acordo com a secretária-geral do WWF-Brasil, Denise Hamú, políticas de desenvolvimento sustentável têm grande importância na estratégia de trabalho da instituição. "É fundamental assegurar que as gerações atuais tenham alternativas de renda baseadas na utilização responsável dos recursos naturais. Nossa participação nesse evento busca mostrar a empresas e investidores que negócios ambientalmente sustentáveis também podem ser economicamente viáveis", afirma.
Durante os três dias da feira, o WWF-Brasil vai mostrar ao público projetos voltados para a promoção do desenvolvimento sustentável nos biomas Amazônia e Pantanal. Será apresentada uma série de produtos feitos por comunidades e instituições parceiras, que contam com o apoio do WWF-Brasil para estruturação da cadeia produtiva e prospecção de mercados.
Os visitantes do estande também vão conhecer parcerias entre a instituição e o setor privado, que têm o objetivo de influenciar sistemas produtivos e mercados a adotar boas práticas e a seguir critérios ambientais em suas atividades. Além disso, técnicos do WWF-Brasil, diretamente envolvidos nos projetos de campo do Pantanal e da Amazônia, estarão presentes.
O WWF-Brasil vai mostrar no evento projetos de apoio a cadeias produtivas comunitárias de artesanato em couro de peixe, artesanato em fibras, artesanato indígena, castanha-do-Brasil, couro vegetal, óleo de copaíba, óleos e essências vegetais. O público também conhecerá ações e parcerias voltadas para a pecuária orgânica e o manejo do pirarucu. As iniciativas mostradas estão distribuídas pelos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia.
Um dos principais objetivos da instituição na feira é fomentar o estabelecimento de vínculos de mercado entre as comunidades e associações apoiadas pelo WWF-Brasil e empresas e entidades comprometidas com o manejo e consumo responsável.
Durante o evento, técnicos do WWF-Brasil farão ainda palestras e apresentações sobre os temas manejo florestal comunitário na Amazônia, cadeia da carne orgânica no Brasil, fortalecimento de cadeias produtivas de produtos florestais não-madeireiros, Pantanal: natureza, biodiversidade e produção sustentável e manejo do pirarucu na Amazônia.
Serão realizadas ainda demonstrações do processo produtivo de jóias a partir de sementes, cocos e outros ativos florestais, além de artesanato em fibras de palmeiras da Amazônia, realizadas por mulheres de comunidades amazônicas apoiadas pelo WWF-Brasil.