imagem do onda

quarta, 03 de outubro de 2007

Pólos bases de Bodoquena e Bonito realizam mutirão

MS Notícias

No período de 24 a 29 de setembro, a Coordenação Regional da Funasa em Mato Grosso do Sul (Core/MS), por meio dos pólos-bases de Bodoquena e Bonito, realizou nas comunidades indígenas um mutirão de vacinação nas cinco aldeias da região. Segundo o chefe da campanha Romeu da Cruz, foi atendida 90% da população indígena. A ação irá contribuir no controle de doenças imunopreveníveis.

A campanha atendeu crianças, adultos e idosos. As comunidades foram vacinadas contra doenças como; febre amarela, hepatite, tríplice viral, tétano, poliomielite, rotavírus e outros.

De acordo com o chefe da campanha e agente de saúde Romeu da Cruz, o objetivo da iniciativa é vacinar o maior número de indígenas possível. "O ideal da campanha seria imunizar toda a comunidade. O povo é muito sensível as doenças", falou.

Para o chefe do pólo-base de Bodoquena Hermes Gomes Maciel, a campanha foi bastante positiva no trabalho de prevenção. "A vacinação é muito importante, pois vai evitar que ocorra, amanha ou depois algum caso de doença nas aldeias", explica.

Segundo a coordenadora do programa de Imunização do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Cristina Galles, a equipe de saúde realiza mensalmente as vacinações de rotina nas aldeias do estado com intuito de imunizar o maior número de indígenas.

A equipe médica da campanha foi composta por um enfermeiro, auxiliar de enfermagem e três agentes de saúde. A região de Bodoquena e Bonito, sudoestes do estado, juntas têm cinco aldeias: Alves de Barros, Campina, Barro Preto, São João e Tomasia, ao todo a população é de aproximadamente 1500 índios.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: