quarta, 03 de outubro de 2007
Mídiamax News
Durante a Feira Internacional e 1º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul, que acontece de 18 a 22 de outubro no Pavilhão Albano Franco, na Capital, os visitantes poderão se deliciar com os pratos típicos da gastronomia regional e escolherem quais deles melhor representam o Estado.
Cada uma das sete regiões turísticas do Estado - Nova Andradina e Região; Pantanal; Rota Norte; Campo Grande e Região; Bonito-Serra da Bodoquena; Costa Leste e Caminhos da Fronteira - estarão expondo suas qualidades para atrair turistas e investimentos, dentre as quais, sua culinária.
A pré-seleção vem sendo feita desde julho, em parceria com o Senac, Abrasel e Associação Comercial de Campo Grande, através de festivais em cada região.
Na Praça de Alimentação do evento serão oferecidos, a preços populares, pratos típicos de cada região turística: bolinho de tucunaré, cabrito com pimenta rosa, caldo de piranha, empamonado, escondidinho de carne seca, macarrão de comitiva, paçoca de carne seca, rabada com grão de bico, sobá, sol do pantanal, tilápia com provolone e tilápia campestre.
"Os visitantes, de posse de uma comanda que receberão, irão votar nos pratos que preferirem", afirma Nilde Brun, diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur).
Por outro lado, haverá um júri técnico, formado por profissionais da área de gastronomia, formadores de opinião, chefes de cozinha, empresários e proprietários de restaurantes, bares e similares. Eles farão a avaliação dos pratos baseados nos critérios: identidade regional; criatividade; higiene; apresentação do prato e sabor do prato.
Ao final, serão eleitos os três pratos mais votados, onde os três melhores colocados somarão pontos junto ao júri técnico. O resultado será definido pelos dois pratos que obtiverem a maior pontuação. "Os escolhidos irão representar a culinária sul-mato-grossense no 3º Salão Nacional de Turismo em São Paulo, no próximo ano", explica Nilde.