imagem do onda

terça, 09 de fevereiro de 2021

Turismo responsável: Biossegurança no turismo do Mato Grosso Do Sul!

Você já ouviu falar sobre turismo responsável? Sabe o que isso significa?

Redação - Bonito Ecotour

Bom, todo mundo sabe que nossas escolhas causam um impacto na vida de outras pessoas ou no ambiente que a gente vive.

O mesmo acontece em relação ao turismo. Desse modo, pensando no ambiente ao nosso redor é que a prática responsável de visitar lugares foi feita.

Se você não conhece muito a respeito disso, continue lendo este artigo pois explicaremos o que é esse tipo de turismo.

Turismo Responsável, O Que É?


mapa

O turismo responsável é a prática de visitação a um lugar respeitando os acordos de princípios da justiça social, meio ambiente e a cultura local.

Sendo assim, você faz o turismo normalmente só que a única diferença está no modo como você ficará atento aos danos que pode causar tanto na natureza quanto na população e fazer com que possa diminui-los ao máximo.
A ideia do turismo responsável nasceu quando lá pela década de 70 puderam notar os efeitos que o turismo iniciado nos anos 50 causaram.

Sendo assim, com o passar dos anos, foi-se notando que um grande desgaste causado pelo aumento de turistas em certas regiões foi aparecendo nos lugares mais visitados pelos turistas.

Com essa percepção em vista, os órgãos internacionais de turismo começaram a se questionar se haveria uma melhor possibilidade para poder minimizar os danos e ainda assim gerar um desenvolvimento da região.

E foi assimque a ideia de obter um turismo responsável nasceu.

Lugares no Brasil que possuem turismo responsável

Um estado no Brasil que pratica e muito o turismo responsável, é a região do Mato Grosso do Sul.

O selo de turismo responsável agrega uma série de protocolos de várias entidades e faz a unificação da comunicação com o mercado.

O Estado de MS saiu na frente com suas iniciativas principalmente por conta da cidade de Bonito, que faz com que o ecoturismo seja a principal fonte de renda da região.

Sendo assim, o lugar tem o apoio do Sebrae e do Sesi com protocolos individuais que informam ao turista as regras dos locais.

Ainda, o local tem uma política de biossegurança que faz com que os serviços turísticos atuem sob a orientação dos órgãos de saúde através das práticas sanitárias.

Portanto, mesmo na pandemia acaba sendo seguro ao turista realizar seus passeios pois, os locais estão preparados para recebê-los.

O turismo responsável beneficia a todos ao seu redor e em especial ao ambiente que é constantemente visitado pelas pessoas.

Conclusão

placa

Por fim, vimos que o turismo responsável é capaz de influenciar o turismo em geral e como ele é importante para manter a preservação de cada ponto turístico.

Assim, há possibilidades de preservação para que futuramente a localidade ainda esteja em bom estado.
 
Se você pretender conhecer de perto como o turismo responsável acontece, marque uma viagem através da Bonito Ecotour que promove esse tipo de ação nesta região do MS. E assim, você vai se encantar com a beleza e preservação do local seguindo todos os protocolos.

Gostou deste artigo? Comente aqui e compartilhe-o em suas redes para que mais pessoas conheçam essa prática.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: