imagem do onda

quinta, 12 de dezembro de 2019

Confira os vencedores do Prêmio Nacional de Turismo 2019; MS conquista dois prêmios

O Prêmio tem por objetivo identificar, reconhecer, premiar e disseminar iniciativas, práticas inovadoras e casos de sucesso.

Bonito Notícias

 O Ministério do Turismo anunciou na última quarta-feira (04) os vencedores do 2º Prêmio Nacional do Turismo. A cerimônia, realizada durante a Semana Nacional de Turismo, em Belo Horizonte (MG), consagrou iniciativas e profissionais que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do setor no Brasil.

Entre as “Iniciativas de Destaque”, o Prêmio reconheceu um total de 11 ações, implementadas por entes públicos, privados e do terceiro setor. Além da homenagem, o objetivo é promover a disseminação das boas práticas, como forma de favorecer aprimoramentos no ramo.

Já quanto aos “Profissionais de Destaque no Turismo”, eleitos por meio de uma votação online, foram agraciadas personalidades que atuaram de forma proativa no segmento, como especialistas, peritos, técnicos, empresários, ativistas e pesquisadores. Confira abaixo a lista dos vencedores.

Iniciativas de destaque

Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo


1º - Festival Boi Voador, do município de Recife (PE)

2º - Revitalização do Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu (PR), da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos

3º - Festa do Bode Rei - Festival de Caprinos e Ovinos da Paraíba, da Prefeitura Municipal de Cabaceiras (PB)


Aproveitamento do Patrimônio Natural para o Turismo


1º - Polo Socioambiental Sesc Pantanal

2º - Caminho de Cora Coralina, da Agência Estadual de Turismo de Goiás (Goiás Turismo)

3º - Sustentabilidade e Ecoturismo no Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, de Jardim (MS), da Japacanim Ecoturismo


Fortalecimento da Gestão Integrada e Descentralizada do Turismo


1° - Gestão Integrada do Turismo de Foz Do Iguaçu (PR)

2º - ICMS Critério Turismo, da Secretaria de Turismo de Minas Gerais

3º - Projeto Redes Colaborativas de Turismo do Jequitinhonha e Mucuri, da Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas


Gestão de Dados e Monitoramento no Turismo

1º - Monitoramento da Reputação Online dos Atrativos Turísticos de Florianópolis (SC)

2º - Programa de Classificação Turística dos Municípios do Estado de Mato Grosso do Sul

3º - Observatório do Turismo de Minas Gerais


Marketing e Comercialização do Turismo


1º - Projeto "Visit Salvador da Bahia", da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador (BA)

2º - Festival das Cataratas, da De Angeli Feiras e Eventos

3º - Beto Carrero World - Nova Área Temática Hot Wheels, de Penha (SC)


Melhoria do Ambiente dos Negócios e Atração de Investimentos


1º - SP Pra Todos, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo

2º - Programa Guarapuava Turística 2026, da Prefeitura Municipal de Guarapuava (PR)

3º - Além da Extração, Programa Crescer Conceição do Mato Dentro, da Technoserve Brasil


Produção Associada ao Turismo

1º - Passeio Histórico, Cultural e Gastronômico com o Chef, do Le Coq Bar e Bistrô, de Petrópolis (RJ)

2º - Circuito Sapucaí de Gastronomia e Arte, do Restaurante Salumeria Central, de Belo Horizonte (MG)

3º - Festival da Tapioca de Olinda (PE), da Secretaria Municipal de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico


Sensibilização, Qualificação, Certificação e Formalização no Turismo

1º - Capacitação Básica em Autismo para Profissionais do Turismo, da Incluir Treinamentos, de São Paulo

2º - Farroupilha Colonial -Turismo Rural / Cultural / Gastronômico, da Prefeitura Municipal de Farroupilha (RS)

3º - Trilha Jovem Iguassu, do Instituto Polo Internacional Iguassu, de Foz do Iguaçu (PR)


Tecnologia no Turismo

1º - Smart Survey - Pesquisa de Demanda Turística com uso de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), da Smart Tour Tecnologia Brasil LTDA, de Florianópolis (SC)

2º - Forma Smart Pass, da Nova Forma Viagens e Turismo LTDA (Forma Turismo)

3º - Orbs Tecnologia e Desenvolvimento, de Belo Horizonte (MG)


Turismo de Base Local


1º - Projeto Morrinho, da ONG Morrinho (RJ)

2º - Roteiros Turísticos de Base Comunitária em Roraima, do SESC-RR

3º - Caminho de São Francisco da Esperança, da Prefeitura Municipal de Guarapuava (PR)


Turismo Social


1º - Projeto Praia Acessível, da Secretaria de Turismo de Fortaleza (CE)

2º - Plano de Acessibilidade da Marejada Itajaí, maior Festa do Pescado do Brasil, da Secretaria de Turismo de Itajaí (SC)

3º - Férias Imperdíveis, do SESC-RS


Profissionais de Destaque (escolha por votação online)

Academia - Susana Gastal - 2.530 votos (37%)

Dirigentes e Parlamentares - Alexandre Pereira - 5.124 votos (43%)

Empreendedores de Grande e Médio Porte - Joana Paula Coelho - 4.795 votos (63%)

Gestores e Técnicos - Thiago Beraldo - 2.975 votos (34%)

Imprensa - Maiara Silva - 2.501 votos (49%)

Micro e Pequenas Empresas - Rodrigo Stüpp - 4.326 votos (53%)

Mídias Sociais - Lívia Lopes - 2.810 votos (45%)

ONGs - Fabiana Dickmann - 1.342 votos (31%)

A Fundação de Turismo do Estado (Fundtur) ganhou o segundo lugar na categoria Gestão de Dados e Monitoramento Turístico, com o programa de Classificação Turística dos Municípios, enquanto o projeto Sustentabilidade e Ecoturismo no Rio da Prata e Lagoa Misteriosa (Jardim e Bonito) ficou com o bronze na ação Aproveitamento do Patrimônio Natural do Turismo.

Antes da premiação, realizada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG), o diretor-presidente da Fundtur/MS, Bruno Wendling, foi empossado na presidência do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur) em ato que contou com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro. O vice-presidente do Fórum é Otávio Leite, do Rio de Janeiro.

O Programa de Classificação Turística dos Municípios de Mato Grosso do Sul, realizado pelo Governo do Estado, busca fomentar o desenvolvimento da atividade turística em seus destinos turísticos. Com um sistema on-line, foi criada uma ferramenta de estímulo ao planejamento, gestão e marketing estratégico.

O programa contribui para que os gestores públicos municipais e estaduais conheçam o estágio de desenvolvimento no qual os destinos se encontram e tomem decisões estratégicas para melhorias nos processos de gestão pública, governança, sustentabilidade, infraestrutura turística e mercado.

“Conquistamos avanços importantes com esse reconhecimento nacional, reafirmando a posição do nosso turismo como referência nacional em gestão pública”, afirmou o diretor-presidente da Fundtur. “É resultado de um trabalho de equipe e de uma ação de governo, onde, além dos investimentos em fomento e organização, o Estado planeja uma logística de apoio ao turismo.”

Bruno Wendling concorreu ao prêmio destinado aos dirigentes e profissionais de destaque no turismo, na área governamental, e classificou como “uma vitória” chegar entre os três finalistas entre 200 participantes. Os premiados foram escolhidos por voto popular.

Segundo o dirigente da fundação, o Programa de Classificação Turística é uma ferramenta que vem se modernizando e permite uma radiografia mais objetivo do setor, dividindo e categorizando cada município em seu nível de desenvolvimento.

“Isso gera informações importantes de ofertas e produtos turísticos para a gestão (Fundação), que são valiosas e fundamentais para tomadas de decisões, direcionando políticas públicas, conforme o grau de cada município”, explicou ele.

Satisfação do turista

O prêmio conquistado pelo empreendimento Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, entre tantos outros colecionados pelos destinos, qualifica ainda mais o turismo de Bonito e região como modelo de exploração dos recursos naturais com proteção ambiental.

Reserva particular, o Recanto Ecológico é uma empresa familiar de ecoturismo organizado na região de Bonito e Jardim. A experiência de visitar os atrativos envolve flutuar em águas cristalinas ao redor de peixes coloridos, ou mergulhar com cilindro em uma caverna inundada de profundidade desconhecida, cujo modelo foi replicado para outro atrativo na região: a Estância Mimosa.

Parte da equipe da Fundtur responsável pelas ações que estão gerando uma nova formatação do turismo regional
É considerado como exemplo de ecoturismo organizado com visitação limitada, foco em qualidade, com sistema de gestão de segurança certificado, viável economicamente e que concilia desenvolvimento regional, preservação ambiental e satisfação do turista.

O projeto foi um dos 418 inscritos no edital voltado às Iniciativas de Destaque, um dos segmentos do Prêmio Nacional de Turismo. O ministro da pasta, Marcelo Álvaro Antônio, presente à cerimônia, destacou os avanços que o setor conquistou neste ano de 2019. “O turismo tem uma participação de protagonista no papel de desenvolvimento ou de recolocar o nosso Brasil nos trilhos. Alcançamos resultados extremamente positivos.”, celebrou.

O 2º Prêmio Nacional do Turismo, iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional do Turismo (CNT), tem por objetivo identificar, reconhecer, premiar e disseminar iniciativas, práticas inovadoras e casos de sucesso relacionados aos setores, público e privado, e ao terceiro setor do turismo brasileiro.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: