imagem do onda

quarta, 10 de outubro de 2018

SEMEC implanta a 'Semana do Brincar', nas pré-escolas em Bonito

Objetivo é proporcionar convivência saudável e construtiva.

Bonito Informa

 A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), implantou em 2018, no calendário escolar nas instituições de Educação Infantil - (CEIs) e Pré-escolas da Rede Municipal a "Semana do Brincar", que acontece no mês de Outubro na semana do dia da criança.

O Projeto tem como objetivo principal, proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva, pois, através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.

Resgatar o repertório de brincadeiras tradicionais de nossa cultura, possibilitar que as crianças experimentem benefícios decorrentes das interações através de brincadeiras, passeios, contação de histórias, piqueniques e despertar nos pequenos os conceitos de direito e dever dos mesmos na sociedade a que pertencem são alguns dos objetivos desse projeto.

A intenção inicial seria um projeto piloto para atender as crianças de 0 a 5 anos nas turmas de Creche e Educação Infantil, mas, a aceitação pelos profissionais da educação que atuam nos Anos Iniciais da Educação Básica foi maciça, que o projeto ganhou grande proporção e está sendo desenvolvido nas escolas com crianças até o 5º ano do Ensino Fundamental.

As atividades propostas pelos professores que vieram enriquecer o projeto, proporcionando a interação das crianças são várias, com piqueniques no CMU, passeios no SIMPOL, passeios pela cidade no trenzinho, visitas nas praças das vilas e hotéis no espaço Kids, decoração das calçadas das instituições realizadas pelas professoras (CEI Izaltina) e também com a colaboração da Família Legal CEI Hermínia), realização de projetos como o da professora Valdilene Grassi em parceria com a Funlec, alunos do 5º ano B, que doaram brinquedos para o CEI Vera Lucia G. Figueiredo, caminhadas a favor da conscientização dos "Direitos da Criança" (CEI Laura Vicuña), visitas a instituições de caridade, desenvolvendo nas crianças o respeito e a cidadania.

A SEMEC, parabeniza os diretores, coordenadores, professores, funcionários administrativos em especial as atendentes dos CEIs, instituições e escolas parceiras da rede por mais este significativo trabalho junto à educação municipal, promovendo a integração e trazendo para a vida de cada um, mais alegria.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: