imagem do onda

sexta, 10 de fevereiro de 2017

Secretaria de Meio Ambiente quer a revitalização da Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR)

Durante visita realizada nesta quarta-feira (8) à Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR)

Bonito Informa

 Durante visita realizada nesta quarta-feira (8) à Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) de Bonito o secretário Municipal de Meio Ambiente, Alexandre Ferro, destacou a importância da revitalização das instalações existentes e da realização de uma nova campanha junto à população para fortalecer e ampliar a coleta de material reciclável.

O local dispõe de diversos equipamentos como esteiras, compactadores e um incinerador para queima do lixo hospitalar (recebido em doação há anos, mas que até o momento não utilizado) e recicla boa parte dos resíduos sólidos recolhidos no município, incluindo papelão, plástico, ferro, e outros produtos, que são separados, prensados e empacotados para venda.

A UTR recolhe também galhadas, restos de comida e outros resíduos orgânicos que são transformados em adubo através do método de compostagem, que é um processo natural no qual os micro-organismos (como fungos e bactérias) são responsáveis pela degradação e transformação de matéria orgânica.

De acordo com o secretário, o município coleta entre 20 e 40 toneladas de resíduos (lixo) diariamente e é necessário investir, tanto na reciclagem quanto nos trabalhadores do setor, que reúnem potencial, experiência e que garantem o seu sustento nessa atividade.

Outra medida importante, segundo Alexandre, é assegurar o recebimento de baterias e pilhas usadas pelos próprios locais de venda, que, de acordo com Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), devem recolhê-las e encaminhá-las (por meio de transportadora certificada) a uma empresa que faz a reciclagem desse material.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: