BONITO / MS

31º

21º

sexta, 28 de abril de 2017

KADIWÉUS - DEMOGRAFIA

Os dados da FUNAI apontam como sendo, em 1999, de 1.041 o total da população Kadiwéu sob a jurisdição do Posto Indígena Bodoquena (que abrange as aldeias Bodoquena e Campina), sediado na aldeia de mesmo nome.

A população referente ao Posto Indígena São João, que abrange as aldeias São João e Tomázia, seria hoje de 551, segundo a mesma fonte. Cabe notar que, como já foi aludido acima, na aldeia São João vivem principalmente índios Terena e Kinikináo. Por conseguinte, a população total de 1.592 corresponde aos índios destas três etnias que habitam a Terra Indígena Kadiwéu e inclui também os Kadiwéu que moram fora dela, de proveniência daquelas aldeias.

Não contamos com outro censo atual da população Kadiwéu que não este da FUNAI, que, entretanto, não relaciona em separado as etnias habitantes do Posto Indígena São João, o que impossibilita o cálculo total da população Kadiwéu.

Em 1992, época da pesquisa de Mônica Thereza Pechincha, viviam 633 Kadiwéu na aldeia Bodoquena, 39 na aldeia Campina, 60 na aldeia Tomázia e 67 em outras localidades no interior da Terra Indígena, além da aldeia São João, que, na época, contava com 170 habitantes. Para fins de observação do crescimento demográfico, apresento ainda dados de 1995, recolhidos na Administração Regional de Campo Grande, da FUNAI, que indicam como sendo 951 o número da população do Posto Indígena Bodoquena, e 388 o do Posto Indígena São João.

Site desenvolvido por: