BONITO / MS

31�

21�

quarta, 27 de outubro de 2021

quinta, 26 de agosto de 2010

Relevo e cavernas da Serra da Bodoquena

A região da Serra da Bodoquena destaca-se pela presença de inúmeras grutas e nascentes que formam rios de águas cristalinas devido à presença de rochas calcárias onde se desenvolve um relevo cárstico. Isto torna esta região, especialmente Bonito, conhecida por todo o Brasil e até mundialmente.

  

A Serra da Bodoquena foi escolhida como área de estudos para a tese de doutoramento do Geól. William Sallun Filho, coordenada pelo Prof. Dr. Ivo Karmann. Desde o ano de 2000, está pesquisa está em andamento, objetivando um estudo do relevo cárstico da Serra da Bodoquena, enfocando aspectos geológicos, espeleológicos e geomorfológicos. Neste período estamos percorrendo toda a região da Serra da Bodoquena observando as rochas, o relevo e as cavernas.

  

Esta pesquisa está sendo realizada na Universidade de São Paulo (USP), e conta com o apoio financeiro da FAPESP e com o apoio técnico e logístico do CECAV-IBAMA. O apoio da população, instituições e produtores rurais de toda a região tem sido fundamental para o andamento das pesquisas.

  

Como resultados espera-se um entendimento da origem e evolução do carste da região. Entender o carste na Serra da Bodoquena é fundamental para estabelecer diretrizes no uso e ocupação da terra, bem como para um melhor aproveitamento turístico e econômico, sem prejuízos ao meio ambiente.



Com participação: Ivo Karmann

COLUNISTA

William Sallun Filho

william@portalbonito.com.br

William Sallun Filho, Geólogo, espeleólogo e doutorando do Instituto de Geociências - USP.

COMENTÁRIOS

Site desenvolvido por: