BONITO / MS

31�

21�

quarta, 27 de outubro de 2021

quinta, 26 de agosto de 2010

COMDEMA diz NÃO a Caça a Onça


Bonito – MS, 15 de abril de 2004.

Manifesto nº 001/COMDEMA/2004.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Bonito –COMDEMA, em reunião ordinária realizada no dia 30 de Março de 2.004, decidiu por unanimidade a realização de um manifesto de repúdio à reportagem publicada no Caderno Rural do Jornal O CORREIO DO ESTADO no dia 29 de Março de 2.004, intitulada como Caça a Onça vai ser liberada.

Nesta oportunidade estamos questionando a veracidade das informações contidas no referido artigo e nos manifestando com indignação sobre a “defesa” da caça a onça contida na reportagem.

Segundo o autor da reportagem Maurício Hugo, o grupo responsável pelo estudo e elaboração do projeto que prevê a liberação da caça, afirma sem maiores dados e informações oficiais que “a população de onças é grande hoje, especialmente no Pantanal”.

 A comunidade representada por este órgão destaca a importância do envolvimento da sociedade nesta discussão e deseja participar deste processo de estudos técnico-científicos, juntamente com a SODEPAN e Wildlife Conservation Society – WCS. Desta forma, poderemos encontrar juntos alternativas compatíveis ao desenvolvimento econômico da região e à conservação desta espécie, considerando que a referida encontra-se destacada em epígrafe na relação da CITES (Cadastro Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção) e na lista de espécies ameaçadas de extinção do IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

A ampla ocupação do homem, principalmente no Cerrado e Pantanal, com o seu intitulado “desenvolvimento” econômico, provoca a redução dos ambientes naturais ocasionando o desequilíbrio destes ecossistemas, afetando diretamente espécies topo de cadeia alimentar, como a Panthera sp. – popularmente conhecida como onça.

Devemos refletir sobre os verdadeiros interesses envolvidos nesta discussão, tais como: prejuízos do ataque de onças ao rebanho bovino, desenvolvimento do turismo da caça e conservação da espécie, fazendo com que o interesse comum prevaleça sobre o individual.

Atenciosamente;

CLADEMAR JOSÉ SOVERNIGO
Presidente
Conselho Municipal de Meio Ambiente
 Bonito-MS

COLUNISTA

Paula Battassini

paula@portalbonito.com.br

Paula Sant'Anna Battassini, Bióloga e guia de atrativos turísticos naturais, trabalha na Associação Amigos do Brazil Bonito como diretora de projetos.

COMENTÁRIOS

Site desenvolvido por: