BONITO / MS

31º

21º

sexta, 25 de setembro de 2020

quinta, 26 de agosto de 2010

Enogastronomica

A arte de beber um bom vinho vem se difundindo aos poucos em nossa região, vinho não se bebe somente no inverno, o bebemos em todas as estações, para isso temos uma variedade infinita que a seguir iremos destacar.

Mas e a bendita enogastronomia onde entra? Se começamos a falar só de vinho!  A enogastronomia entra se quisermos todos os dias em nossas refeições com uma bela taça de vinho só para harmonizar com o prato definido. Ma cuidado que para essa harmonização seja perfeita você vai ter que estudar um pouco, ou seja, conhecer os tipos que irão casar perfeitamente com a sua preparação.

Mas não se preocupe que isso ta muito fácil hoje, pois algum rótulo já vem com as dicas, ou você procura um profissional que a maioria das lojas já tem a disposição que é o sommelier, um profissional que vai lhe dar as dicas e com certeza seu prato vai ficar famoso se completando com o vinho e seus convidados irão se impressionar com esse diferencial.

Mas já que estamos falando de harmonização não podemos deixar de falar de algumas combinações que hoje não são seguidas a risca e nem devem como o vinho branco carne branca e o tinto carne vermelha, pois a casos exatamente contrários.

Por isso que no inicio eu disse que iríamos destacas alguns tipos e qualidades de vinho a considerar os brancos, tintos, rosados, leves, médios, pesados, aromáticos, espumantes, secos e doces.

Outra preocupação você vai ter que tomar é a temperatura, a acides, o álcool e os taninos. Enfim em tudo o que fazemos temos que fazer uma pesquisa procurar, investigar para que o resultado seja positivo ou gostoso para ser mais exato se for falar em vinhos e gastronomia. Então o meu conselho é vamos preparar um bom prato e abrir uma boa garrafa de vinho e até a próxima semana.

Receita Enogastronomica

Yakissoba (Japão)

Ingredientes

1 pacote de macarrão oriental (aqueles que cozinham em 5m)
1,5 de água
3 tabletes de caldo de galinha ou o caldo dela natural
1 c.c Óleo de gergelim torrado
180 ml de shoyo
3 c.s de amido para engrossar o caldo
2 pimentões coloridos cortados em pequenos quadrados
2 cebolas medias cortadas em cubos médios
1 cenoura grande cortada bem fininha na diagonal
1 vidro de champignon pequeno
2 folhas de acelga cortada em quadrados
10 unds de bouquets brócolis
10 unds de bouquets de couve flor
300 gramas de tiras de miolo da alcatra
300 gramas de cubos de frango

Modo de preparo

1 - Cozinhe todos os legumes em água fervendo ate que fique al dente (não cozinhe ate desmanchar) reserve
2- Dissolva o tablete de galinha na água quente e tempere com o óleo de gergelim. Acrescente o amido e va mexendo ate encorpar. Reserve
3- Refogue as carnes temperadas e separadas e reserve
4 – Cozinhe a massa no tempo do pacote e escorra a massa. Na mesma panela coloque os legumes a carne e o caldo encorpado. Salpique cebolinha e sirva.

Harmonizando com o Yakissoba

Vinho La Playa Carmenère do Vale do Colchagua – Chile

De cor vermelho rubi intenso, possui aromas de especiarias, chocolate, ameixas e amoras. Notas de pimenta sugerem frescos e complexidade ao mesmo tempo. Um vinho bem equilibrado, saboroso e de boa estrutura resultante de taninos elegantes.

COLUNISTA

Oscar Góis II

oscar@portalbonito.com.br

Oscar Góis II, Consultor gastronômico de hotéis, pousadas, embarcações, bares e restaurantes em Bonito e Florianópolis. Especialista em treinamento de quipe de cozinha, elaboração de cardápios regionais, armazenamento de insumos e marketing gastronômico.

Colunas relacionadas

COMENTÁRIOS

Site desenvolvido por: