BONITO / MS

31�

21�

quarta, 27 de outubro de 2021

quinta, 26 de agosto de 2010

Turismo de aventura: Preservação e Arte

Turismo de aventura aliando preservação e arte

Quem passar pela Trilha da Barra, na Fazenda Projecto Vivo, em Bonito/MS a partir deste mês verá, além da natureza exuberante, vinte e cinco painéis gráficos que explicam o verde de seu entorno. O projeto artístico de Kiko Azevedo, artista e ambientalista paulista que largou a selva de pedra para viver próximo ao rio Formoso, leva ao turista informações curiosas sobre os animais e plantas da região. Neste trabalho já se vê a nova classificação de percursos, desenvolvida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), no Comitê Brasileiro de Turismo / Subcomitê Turismo de Aventura, secretariado pelo Instituto da Hospitalidade – IH, em que os ícones (ilustrações para facilitar a interpretação desta classificação) também foram desenvolvidos pelo artista.


(clique na imagem para ampliar)


(clique na imagem para ampliar)

"A idéia é esclarecer a importância das matas ciliares e da criação de Reservas Particulares de Patrimônio Natural, as RPPNs, além de informar o grau de severidade, por exemplo, para uma trilha auto-guiada", conta Kiko. "O turista vem aqui, acha tudo lindo, mas muitas vezes não entende o valor disso para o planeta. A idéia é cutucar, chamar a atenção", completa. Quinze painéis estarão dispostos em 1,5 km de trilha, na trilha que margeia o rio Formoso, o mais importante da região. Os desenhos estilizados, alguns desenvolvidos por Ronald Rosa, reconhecido artista paulista que também trocou a vida agitada de São Paulo pelas belezas das terras sul-matogrossenses, mostram que a “geração eletrônica” está sim interessada em proteger nosso patrimônio ambiental.

Esta já é uma evidência que o Projeto de Normalização em Turismo de Aventura, do Ministério do Turismo e executado pelo IH, permite ser uma referência aos operadores de turismo de aventura brasileiro.

Mais informações em www.turismodeaventura.org.br

COLUNISTA

Leo Persi

leo@portalbonito.com.br

Leonardo Persi, Paulistano, administrador, pós-graduado em ecoturismo, guia de turismo Nacional e América do Sul (bilíngüe) e montanhista. Atualmente está como consultor na ABETA em ecoturismo e turismo de aventura, em Belo Horizonte/MG.

COMENTÁRIOS

Site desenvolvido por: