BONITO / MS

31�

21�

quarta, 27 de outubro de 2021

quinta, 26 de agosto de 2010

Corridas de aventura

Um dos temas mais comentados atualmente é a prática das chamadas corridas de aventura. São competições organizadas por empresas experientes na área de esportes de aventura no Brasil e no mundo.

Este tipo de evento surgiu no fim da década de 1980, quando o francês Gerard Fusil, em parceria com grandes empresas multinacionais, criou a corrida Raid Gallouises. Depois, a corrida foi tomando espaço nos mais diversos países, onde surgiram várias outras grandes competições, o que não foi diferente no Brasil.

Este tipo de corrida de aventura é definido pela competição de equipes, normalmente formada por três ou quatro integrantes, sendo necessário pelo menos uma pessoa do sexo feminino, que percorrerão durante algumas horas - ou até vários dias - sem paradas, trajetos onde serão praticados esportes na natureza - detalhe: atividades esportivas sem uso de motor.

O desgaste físico é grande, mas o que mais vale no momento da corrida é a "cabeça", dizem os mais experientes. Entre as diversas atividades praticadas, todas são baseadas na orientação - navegação por uso de bússolas e mapas cartográficos. Toda preparação anterior à corrida deve ser séria e com vistas aos limites do corpo humano, tanto físico como mental.

Impactos - sejam ambientais ou sócio-culturais - poderão acontecer durante os eventos. Cada empresa organizadora do evento deve ser responsável pela minimização destes impactos, a fim de gerar recursos para a região e não mitigar a conservação dos recursos naturais por onde passa a corrida. É a ética do esporte aliada à prática ambientalista. O site www.pegaleve.org.br tem sugestões para esta prática de mínimos impactos.

Uma das principais características destas corridas de aventura é o estímulo ao trabalho voluntário ou às ações sociais para as comunidades da região onde é realizado o evento. Desde doações de materiais escolares, oficinas de reciclagem, oficinas para capacitação de jovens para as atividades de esportes na natureza, até instalação de computadores em escolas da rede pública com acesso à internet que poderão complementar as ações em benefício aos moradores locais.

As principais corridas de aventura no Brasil são a Ecomotion (www.ecomotion.com.br), Adventure Camp (www.adventurecamp.com.br) , Raid Brazil (www.raidbrazil.com.br) e EMA - Expedição Mata Atlântica (www.ema.com.br). Existem diversas outras competições em todo o país, sempre levando em conta que elas se diferenciam nos esportes praticados, nas áreas naturais onde são definidas tais atividades e nos projetos sociais que cada uma propõe aos competidores.

Se você tem interesse em participar de algumas destas corridas, prepare seu astral e treine bastante, pois irá precisar. E boa aventura!

COLUNISTA

Leo Persi

leo@portalbonito.com.br

Leonardo Persi, Paulistano, administrador, pós-graduado em ecoturismo, guia de turismo Nacional e América do Sul (bilíngüe) e montanhista. Atualmente está como consultor na ABETA em ecoturismo e turismo de aventura, em Belo Horizonte/MG.

COMENTÁRIOS

Site desenvolvido por: