imagem do onda

quinta, 26 de agosto de 2010

Um breve histórico do turismo em Bonito

Foi entre as décadas de 80 e 90 que as primeiras notícias sobre Bonito começaram a pipocar em alguns veículos de imprensa e rodinhas de bater papo entre os mochileiros. Naquela época havia apenas uns dois ou três passeios estruturados para receber visitantes, e nestes 10 anos muita coisa mudou. Hoje a região conta com quase 30 atrativos turísticos diferentes, e um fluxo que chega a 70 mil visitantes por ano.

Como invariavelmente acontece em localidades onde o turismo chega a galope (vide inúmeros exemplos no nosso litoral), em um primeiro momento a cidade não teve tempo de se estruturar plenamente para receber grande número de visitantes. Porém, pela sua localização geográfica e talvez até por um fator histórico Bonito levou uma vantagem. Assim como os processos de colonização e povoação do Brasil ocorreram no sentido leste-oeste (do litoral para o interior), mais ou menos o mesmo parece estar acontecendo com o fluxo turístico no país. Desta forma Bonito pôde aprender com as experiências positivas e negativas de outros destinos turísticos, evitando incorrer nos mesmos erros.

A existência de um Conselho Municipal de Turismo, diversas agências aptas a lhe orientar na escolha dos roteiros, a obrigatoriedade de guias credenciados pela EMBRATUR nos passeios, e a necessidade de aprovação dos passeios junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente antes de poderem entrar em operação, são alguns exemplos desta preocupação.

Se, após visitar este site, você já decidiu que Bonito é o destino de suas próximas férias, vai aí mais uma razão para convencê-lo de vez: aqui estamos colados no Pantanal, um dos maiores santuários ecológicos do planeta, que também já conta com uma ótima infra-estrutura de serviços turísticos. E lembre-se que seu papel como visitante é fundamental no processo de desenvolvimento das atividades turísticas sustentáveis. Vindo nos visitar, você estará colaborando para que cada vez mais a natureza seja respeitada e valorizada. As onças, sucuris, tucanos e araras agradecem!

COLUNISTA

Daniel De Granville

daniel@portalbonito.com.br

Daniel De Granville, Biólogo formado pela USP e pós-graduando em Jornalismo Científico pela Unicamp, reside em Mato Grosso do Sul desde 1994, onde tem se dedicado ao ecoturismo e à fotografia de natureza. Seu site pessoal é www.fotograma.com.br, e o dia-a-dia do seu trabalho pode ser conferido em www.fotogramablog.blogspot.com.

O QUE ACHOU DESSE COLUNA ? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: