BONITO / MS

31�

21�

quarta, 20 de outubro de 2021

quinta, 26 de agosto de 2010

Bonito é Beautiful!

Uma experiência que tive na semana passada me fez voltar a um tema que havia abordado há mais de um ano nesta mesma coluna: o posicionamento de Bonito no mercado internacional. Estava acompanhando três norte-americanos em uma viagem pelo Rio Tapajós, no Pará. Tinham apenas uma semana, decidiram dividir seu tempo entre o Rio de Janeiro e a Amazônia. Um deles, fazendeiro aposentado de 71 anos, foi o responsável por estudar a respeito dos destinos para organizar tudo da melhor forma para os amigos. E ele parece ter feito a lição de casa direitinho.

Enquanto contemplávamos a beleza amazônica passando diante do nosso barco, ele me cobria de perguntas muito pertinentes, que só mesmo quem leu muito sobre o assunto poderia elaborar. A viagem pela floresta mal havia começado e ele já estava querendo planejar outra vinda ao Brasil. Falou sobre vários lugares que havia pesquisado, pediu minha opinião, e eu não hesitei: “Vocês precisam conhecer o Pantanal e Bonito!”.

“Ah, the Panatal!!!”, ele exclamou meio desajeitadamente. “Ouvi dizer que lá é muito bom para ver os animais”. Foi em sua cabine e me trouxe dois guias sobre o Brasil que havia comprado antes da viagem: os conceituados Fodor’s Brazil e Insight Guide Brazil. “Me mostre mais aqui nos livros, por favor”.

Fui lá no índice, rapidamente achei referências ao Pantanal, mas... E Bonito? Não havia nada a respeito! Uma pena, e ao mesmo tempo a constatação de que mais esforços precisam mesmo ser feitos para Bonito conquistar o público internacional. Investir em qualificação pessoal, tratar as estatísticas com seriedade, estabelecer parcerias com outros destinos, garantir uma divulgação responsável, entre outras ações. Sei que bastante já foi feito neste sentido, boa vontade não falta nunca, o sucesso dos esforços depende de muitos outros fatores, mas acredito que ainda haja muito potencial a se explorar. Sempre que posso tento fazer minha parte, e desta vez voltei pra casa com a convicção de que em um futuro próximo aqueles três senhores estarão conhecendo as belezas sul-mato-grossenses influenciados pela minha propaganda!

COLUNISTA

Daniel De Granville

daniel@portalbonito.com.br

Daniel De Granville, Biólogo formado pela USP e pós-graduando em Jornalismo Científico pela Unicamp, reside em Mato Grosso do Sul desde 1994, onde tem se dedicado ao ecoturismo e à fotografia de natureza. Seu site pessoal é www.fotograma.com.br, e o dia-a-dia do seu trabalho pode ser conferido em www.fotogramablog.blogspot.com.

COMENTÁRIOS

Site desenvolvido por: