BONITO / MS

31�

21�

quarta, 20 de outubro de 2021

quinta, 26 de agosto de 2010

Queima de Estoque

Todo ano é a mesma coisa: a imprensa faz alarde, as autoridades prometem providências, os proprietários de terras se eximem da responsabilidade. A culpa é da estiagem, problema de São Pedro e Iansã... Daí logo vêm as chuvas, a situação melhora e o assunto cai em esquecimento.

Segundo dados do Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – foram registrados 16.592 focos de incêndio no Brasil em agosto, um aumento de 30% na área de florestas queimadas em relação ao ano passado. O coordenador do Prevfogo - Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, Elmo Monteiro, afirma que 2007 está sendo considerado o “ano do fogo”. Parece coisa de horóscopo chinês, mas é tão triste que nem dá vontade de fazer jogo de palavras...

Não são só as florestas que estão sofrendo. O bioma do Cerrado é o mais atingido, com destaque para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde quase 60% já foram queimados. Realmente, uma enorme queima de estoque. Vão-se as árvores, torram-se os animais, evapora-se a biodiversidade. E, é claro, somem os turistas. Afinal, quem quer viajar de férias para ver cenas tão hediondas?

Como se isto já não bastasse, o homem sofre sem às vezes nem perceber: crises  respiratórias, acidentes nas estradas, pousos e decolagens canceladas nos aeroportos, tudo devido à fumaça. Mas não tem problema, daqui uns dias chove e tudo volta a ser o que era. Pelo menos até o próximo ano...

COLUNISTA

Daniel De Granville

daniel@portalbonito.com.br

Daniel De Granville, Biólogo formado pela USP e pós-graduando em Jornalismo Científico pela Unicamp, reside em Mato Grosso do Sul desde 1994, onde tem se dedicado ao ecoturismo e à fotografia de natureza. Seu site pessoal é www.fotograma.com.br, e o dia-a-dia do seu trabalho pode ser conferido em www.fotogramablog.blogspot.com.

COMENTÁRIOS

Site desenvolvido por: