BONITO / MS

31�

21�

quarta, 27 de outubro de 2021

quinta, 26 de agosto de 2010

Mais do que Turismo

Nos últimos anos, as regiões do Pantanal Sul e Bonito têm atraído visitantes com objetivos mais específicos do que simplesmente participar de passeios dentro de uma programação de turismo convencional – são os programas conhecidos como “roteiros customizados”. Basta conversar com qualquer atendente das agências de turismo locais para constatar que o maior movimento em Bonito nas semanas que passaram foi exatamente de estudantes participando em atividades com enfoque técnico. Devido a minha formação como biólogo, guia naturalista e fotógrafo, cada vez mais eu tenho me dedicado a estes trabalhos, e foi assim que passei os últimos 20 dias no Pantanal coordenando uma viagem de Estudo do Meio com alunos de 8a série de um importante colégio de São Paulo.

A programação de atividades é intensa e organizada de modo a despertar o instinto investigativo nos alunos. Ao realizarem as saídas a campo utilizando os meios tradicionais de se locomover pelo Pantanal, eles têm alguns objetivos pré-determinados a cumprir, além de coletar outras informações que julguem úteis. Assim, o que é originalmente denominado “passeio” adquire contornos de pesquisa científica. Fazem censos de animais, análises de água e solos, estudos sócio-econômicos sobre a região, pesquisas sobre a vegetação. Ao voltarem para a pousada, concluem a saída a campo com elaboração de relatos de viagem, gráficos e desenhos esquemáticos, além de reuniões gerais para discutir o que observaram durante o dia. Em Bonito, para onde os alunos vêm depois do Pantanal, o esquema segue metodologia semelhante, com ênfase para o modelo de desenvolvimento turístico adotado no município.

No que depender do entusiasmo e seriedade com que estes alunos encararam as atividades, podemos manter a esperança de que o futuro de nossos ambientes naturais pode estar garantido se ao menos uma parcela destes estudantes se tornarem profissionais que lutam pela conservação. É evidente o poder de sensibilização de uma viagem destas, e digo isto com conhecimento de causa – afinal, foi uma viagem como esta que me fez decidir pela Biologia como profissão.

É importante que tanto Bonito como o Pantanal estejam cada vez mais preparados para receber este público. Isto significa uma infra-estrutura adequada em termos de recepção, segurança e atendimentos de emergência, guias bem qualificados para atender a demanda por informações e flexibilidade nas programações para permitir o desenvolvimento dos estudos propostos.

COLUNISTA

Daniel De Granville

daniel@portalbonito.com.br

Daniel De Granville, Biólogo formado pela USP e pós-graduando em Jornalismo Científico pela Unicamp, reside em Mato Grosso do Sul desde 1994, onde tem se dedicado ao ecoturismo e à fotografia de natureza. Seu site pessoal é www.fotograma.com.br, e o dia-a-dia do seu trabalho pode ser conferido em www.fotogramablog.blogspot.com.

COMENTÁRIOS

Site desenvolvido por: