BONITO / MS

31�

21�

quarta, 20 de outubro de 2021

quinta, 26 de agosto de 2010

Bonito e Pantanal na Alemanha

Bonito e Pantanal: meros desconhecidos na Alemanha?

O tema não é novo: nós sempre ouvimos falar que lá fora o Brasil é conhecido principalmente pela dobradinha “futebol e carnaval”. Quando se fala em cidades ou regiões brasileiras, invariavelmente ouvimos sobre “Rio de Janeiro” e “Amazônia”. Qualquer pessoa que lide frequentemente com turistas estrangeiros percebe o quanto isto é verdade, e eu tive a oportunidade de sentir isto na pele ultimamente.

Passei 3 meses trabalhando no sul da Alemanha (região de Munique, Estado da Baviera) a convite da Secretaria de Cultura da cidade. O objetivo foi montar uma exposição fotográfica onde eu deveria mostrar a região onde eu vivo, juntamente com as impressões que colhi durante este período no país. E pude constatar em primeira mão: em geral eles sabem muito pouco sobre o Pantanal ou Bonito.

O trabalho de fotografia exige contatos com várias pessoas, portanto pude conhecer alemães de diversas classes sociais e níveis culturais. Sempre acabavam me perguntando de onde eu vinha, e ao ouvirem a resposta suas expressões faciais já me diziam que eles não tinham a mínima idéia de onde era isto. “Oeste do Brasil, a maior planície inundável de água doce do mundo, perto da Bolívia e Paraguai”, eu repetia.

Montada a minha exposição, onde eu fiz questão de que fosse não apenas uma mostra de belas imagens, mas também algo bastante informativo, percebi como as pessoas se fascinavam com o que estavam vendo. Solicitei que empreendimentos da nossa região me enviassem material de divulgação para que eu colocasse à disposição do público. Pois já na vernissage, em 23 de maio, praticamente todos os folhetos foram avidamente consumidos pelos visitantes, encantados em saber que existia algo assim tão incrível no Brasil. Jacarés, borboletas, ariranhas, pores-do-sol, flores, comitivas...

Resumindo a história: existe um grande mercado lá fora esperando a oportunidade de vir nos visitar aqui. Precisamos agora descobrir como tornar este sonho uma realidade para os alemães e outros povos, que certamente se encantarão com as belezas naturais e culturais que nós aqui conhecemos tão bem.

COLUNISTA

Daniel De Granville

daniel@portalbonito.com.br

Daniel De Granville, Biólogo formado pela USP e pós-graduando em Jornalismo Científico pela Unicamp, reside em Mato Grosso do Sul desde 1994, onde tem se dedicado ao ecoturismo e à fotografia de natureza. Seu site pessoal é www.fotograma.com.br, e o dia-a-dia do seu trabalho pode ser conferido em www.fotogramablog.blogspot.com.

COMENTÁRIOS

Site desenvolvido por: