BONITO / MS

31�

21�

quarta, 20 de outubro de 2021

quinta, 26 de agosto de 2010

Feira do Produtor: Outra opção em Bonito

Rios cristalinos com vida em abundância, grutas com formações de rara beleza, trilhas pelas matas exuberantes, aventura e emoção. Quem conhece, adivinha facilmente que estamos falando de Bonito, o principal destino ecoturístico do Mato Grosso do Sul e um dos mais famosos do Brasil.

Mas Bonito não se resume a isto. Aos poucos, novas alternativas de atividades vêm surgindo no município, inicialmente como opção para a comunidade local, tornando-se depois um atrativo turístico para os visitantes. Assim está acontecendo com a Feira do Produtor, uma antiga idéia que se concretizou em janeiro deste ano.

Montada todos os sábados na Praça Central da cidade, a feira - que começou tímida, com 28 bancas - hoje conta com mais de 50, vendendo produtos regionais como frutas, peixes, doces caseiros, comidas típicas e artesanato. Segundo Airton Garcez, chefe do Departamento de Agricultura da Prefeitura Municipal/SEMAP, "o produtor rural de Bonito estava desestimulado pois não tinha para quem vender sua produção. A feira motivou estas pessoas, que agora estão se organizando em uma associação e trabalhando como microempresários, participando de cursos sobre higiene, qualidade, atendimento ao cliente e outros". Garcez lembra ainda que os produtos são inspecionados pela vigilância sanitária, e cada vez mais tem sido fomentada a produção seguindo conceitos de agricultura orgânica, que prevê o controle de pragas sem uso de agrotóxicos e outras ações ambientalmente saudáveis.

Com o sucesso crescente da feira, manifestações culturais como música e dança regionais estão ganhando espaço. Mais uma opção para quem passa o dia em meio à natureza e agora pode consumir delícias naturais vindas diretamente do produtor!

COLUNISTA

Daniel De Granville

daniel@portalbonito.com.br

Daniel De Granville, Biólogo formado pela USP e pós-graduando em Jornalismo Científico pela Unicamp, reside em Mato Grosso do Sul desde 1994, onde tem se dedicado ao ecoturismo e à fotografia de natureza. Seu site pessoal é www.fotograma.com.br, e o dia-a-dia do seu trabalho pode ser conferido em www.fotogramablog.blogspot.com.

COMENTÁRIOS

Site desenvolvido por: