imagem do onda

quinta, 26 de agosto de 2010

“É BONITO, SIM SENHOR”

(trecho do samba-enredo de Bonito)

Saudável. Esta talvez seja a melhor definição para o Carnaval deste ano em Bonito. Há tempos a cidade vinha se confrontando com o dilema entre a festança - que agrada parte da população local e moradores da região - e o sossego, tão procurado pelos ecoturistas que vêm de outras partes em busca de nossas belezas naturais.

Especialmente nos últimos dois anos, diversos esforços foram feitos na tentativa de conciliar as duas coisas, culminando no evento organizado agora sob o título de “Ecofolia”. Valorizando a cultura e as pessoas da região, foram realizados desfiles de blocos como o “Tradição” (formado por idosos), “Cultural” (apresentação de uma lenda indígena local denominada “700 luas”), “do Futuro” (formado por crianças) e alguns independentes como o “Bloco do Turismo”, composto por pessoas que atuam neste setor (guias, agentes de viagens, donos de hotéis e pousadas). Para homenagear nossos visitantes, este bloco desfilou com camisetas onde estavam estampadas bandeiras de vários países e de Estados brasileiros.

Até São Pedro gostou da festa e colaborou. Foram cinco dias ensolarados, onde todos que quiseram puderam participar dos passeios oferecidos na região, para à noite cair na folia ou simplesmente descansar. Nem o vendaval antes do baile de segunda-feira, que acabou danificando alguns equipamentos da Banda Biss, atrapalhou a festa. O conjunto, que por sinal foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso da festa, contornou a situação e continuou animando os foliões com músicas tradicionais de nosso Carnaval. A criançada também participou, nas matinês e brincadeiras de rua que foram realizadas em algumas tardes.

Com base nesta feliz experiência, esperamos que o único “Carnaval Ecológico” do Brasil seja melhor a cada ano!

COLUNISTA

Daniel De Granville

daniel@portalbonito.com.br

Daniel De Granville, Biólogo formado pela USP e pós-graduando em Jornalismo Científico pela Unicamp, reside em Mato Grosso do Sul desde 1994, onde tem se dedicado ao ecoturismo e à fotografia de natureza. Seu site pessoal é www.fotograma.com.br, e o dia-a-dia do seu trabalho pode ser conferido em www.fotogramablog.blogspot.com.

O QUE ACHOU DESSE COLUNA ? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: