imagem do onda

quinta, 26 de agosto de 2010

É o bicho!!!

Um aspecto fascinante durante viagens para áreas naturais é a possibilidade de se observar animais silvestres em seus habitats. É uma prática bastante difundida em alguns países, existindo grupos de observadores de aves (conhecidos como birdwatchers) que chegam a deslocar-se de seus longínquos países só para passar alguns dias procurando determinadas espécies de pássaros.

No Brasil este hobby ainda não é muito praticado, apesar de sermos um dos países com maior diversidade de aves. Porém, uma viagem a Bonito ou ao Pantanal já é uma boa maneira de você se iniciar nesta atividade fascinante!

Em um estudo que fizemos em Bonito e região - apenas em locais abertos para visitação turística - já catalogamos mais de 200 espécies, dentre as quais o mutum, o udu, o surucuá, o martim-pescador, o socó-boi, o cafezinho, a seriema, vários tipos de gaviões, falcões, periquitos, beija-flores, pica-paus e muito mais. E não são só os pássaros que estão aqui para lhes dar as boas-vindas: temos macacos, quatis, cutias, capivaras, queixadas, lobinhos, tamanduás, tatus, jacarés...

Mas não pense que é fácil ver esta bicharada toda – afinal, aqui é um zoológico sem grades, onde os bichos podem estar escondidos em qualquer lugar. Um pouco de paciência, silêncio ao caminhar e sensibilidade vão lhe garantir um sucesso maior. Não alimente muitas expectativas, e valorize a oportunidade não apenas de ver, mas também de ouvir ou encontrar vestígios da passagem do bicho por ali (pegadas, restos de alimentação, etc).

COLUNISTA

Daniel De Granville

daniel@portalbonito.com.br

Daniel De Granville, Biólogo formado pela USP e pós-graduando em Jornalismo Científico pela Unicamp, reside em Mato Grosso do Sul desde 1994, onde tem se dedicado ao ecoturismo e à fotografia de natureza. Seu site pessoal é www.fotograma.com.br, e o dia-a-dia do seu trabalho pode ser conferido em www.fotogramablog.blogspot.com.

O QUE ACHOU DESSE COLUNA ? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: