BONITO / MS

31�

21�

quarta, 27 de outubro de 2021

quinta, 26 de agosto de 2010

Informal & Interessante

Estava na abertura do I ECOTUR PANTANAL, em Campo Grande, dentre muitas personalidades, encontrei o Dr. José A . de Oliveira, conselheiro do COMTUR de Bonito.

Aproveitei para bater um papo legal e esepculá-lo sobre o COMTUR e questões do turismo da região.

E sempre que puder vou trazer entrevistas interessantes para sanar dúvidas e promover seu conhecimento.

O QUE É COMTUR?

È Conselho Municipal de Turismo, criado por uma lei municipal para organizar e coordenar o trade turístico do Município de Bonito.

FUNÇÃO

O Conselho possui onze conselheiros com a função de representar cada segmento do turismo bonitense, seja dos hotéis e pousadas, agências, guias, passeios, comércio, transporte. As reuniões são realizadas semanalmente, o assunto é pautado com três dias de antecedência e é discutido rigorosamente.

O COMTUR decide desde o suporte de pessoas para determinado passeio como a realizaçãod e eventos, com o Festival de Inverno, para que o turismo da região tenha destaque.

VERBA DA GRUTA DO LAGO AZUL

O COMTUR administra a verba da Gruta do Lago Azul, patrimônio federal e tombado. A arrecadação desta verba mantém o Conselho que a transforma em material de propagação desse turismo como CDs, banners, cartazes, que é repassado para as empresas do ramo a preço de custo.

DISCUSSÃO DA ALTA E BAIXA TEMPORADA

O Conselho determina, também, o calendário de alta e baixa temporada. Está sendo discutido a queda dos preços para 30% na baixa temporada para passeios, diárias dos hotéis e pousadas.

O preço da entrada para o Balneário terá redução de 50% e as carterinhas para a população bonitense terão códigos de barra para melhor administração.

POLÍTICA E ECONOMIA

O quadro político-econômico do Município de Bonito era na década de 80, voltado para a Agricultura, abrangendo 50.000 ha de terra, aproveitando o solo rico em calcáreo calcítico e dolomítico e que não tem necessidade de correção.

A partir de 1996, este quadro mudou para o Turismo. A maioria dos proprietários que possuem manancias adequaram –se para oferecer lazer e conforto e participar desta área.

INVESTIMENTO

O aeroporto deverá ser construído no início do próximo ano, numa área de 205 hectares e com uma verba segura de 10 milhões de reais para um investimento de grande porte, ou seja, internacional. Sua localização será no trevo de confluência de Bonito, Jardim e Porto Murtinho, distante 11 kilômetros do centro da cidade de Bonito.

INVESTIDORES

A empresa Odebrecht está construindo um resort hotel em Bonito para trazer o turista europeu.

CONCLUSÃO

Com certeza, a cidade de Bonito e sua população crescerá muito com os investimentos que surgem.

COLUNISTA

Cláudia Falcão

claudia@portalbonito.com.br

Formada em jornalismo pela UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, escreve, de Amsterdã na Holanda, uma coluna de variedades e novidades.

COMENTÁRIOS

Site desenvolvido por: