BONITO / MS

31�

21�

quarta, 27 de outubro de 2021

quinta, 26 de agosto de 2010

Acabe de voltar nesse Brasil varonil...

Acabei de voltar nesse Brasil varonil e tenho que confessar que aquela velha frase conhecida de nossa literatura “... as aves que aqui gorgeiam não gorgeiam como lá...”, significou muito nesse período em que estive lá.

Lá é a Holanda, precisamente Oostzaan, cidadezinha distante menos de 50 km de Amsterdã. Conhecida por seus canais e casas altas e estreitas (veja foto ao lado) que apaixonam os turistas e artistas, como Paulo Coelho.

Mas minha saudade desse país tropical era imensa e cada vez que ela me apertava voltava-me para minhas fotos e cd’s que me acompanham sempre.

Obviamente tenho o que contar deste país de clima frio e chuvoso com muitos lugares interessantes que brevemente posso compartilhar com você.

Entre Brasil e Holanda existem peculiaridades que se destacam e encantam qualquer turista ou estudioso. Posso citar o clima, o que me entristecia pois, chovia semanas sem parar e o sol parecia ter tirado férias até que o verão chegasse. Fazia bom tempo de junho a setembro porque os dias eram ensolarados mas com uma chuvinha de vez em quando ao cair da tarde. No inverno, apesar do frio rigoroso, encantei-me com a neve e os lagos congelados, uma foto para cartão postal. Sem demora posso salientar que o clima brasileiro é o melhor.

A dimensão é extremamente peculiar sem brecha para comparações. A Holanda é um país pequeno e super organizado. O que não podemos dizer de nosso território brasileiro, por ser extenso e possuindo lugares que ainda nem o Presidente Fernando Henrique Cardoso sequer sabe da existência quanto mais organização.

No momento, não estou aqui para falar de política ou qualquer uma dessas ciências mas tenho certeza que assunto nesta página não faltará, pois todo conhecimento é riqueza adquirida para toda vida.

COLUNISTA

Cláudia Falcão

claudia@portalbonito.com.br

Formada em jornalismo pela UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, escreve, de Amsterdã na Holanda, uma coluna de variedades e novidades.

COMENTÁRIOS

Site desenvolvido por: