BONITO / MS

31�

21�

quarta, 27 de outubro de 2021

quinta, 26 de agosto de 2010

Expo 2004, em Assunção/PY

Durante o período de 03 a 18 de julho acontece em Assunção/PY, um grande evento conhecido como Expo 2004. Trata-se da 23º Edição da Expofeira Internacional de Pecuária, Indústria, Agricultura, Comércio e Serviços e 55º Edição da Exposição Nacional de Pecuária.

O evento ocorre no Parque de Exposições Don Juan Carlos Pereira, em Mariano Roque Alonso, cerca de 10km da capital Assunção, mostrando o que há de melhor na economia paraguaya e países vizinhos – Brasil, Argentina, Chile e Bolivia. Somando, de acordo com as informações fornecidas pelos organizadores do evento, 6 hectares de exposição com 1.100 expositores com os mais diversos produtos – desde implementos agrícolas e gado a jóias finas e artesanato.

A previsão sobre o número de visitantes é bastante otimista e fala em aproximadamente um milhão de pessoas, durante os quinze dias. Além das visitas sao realizadas reuniões entre empresários, palestras de Ministros de Estado e Governadores dos países envolvidos, shows musicais, leilões e principalmente – muitos negócios empresariais internacionais. Porque esta é a intencao primeira do evento – ou seja, favorecer a criação de um ambiente de negócios internacionais que promovam o desenvolvimento social e econômico do Paraguai das regiões vizinhas.

Neste contexto a cidade de Bonito, através do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, está participando com um estande no Pavilhão do “Grupo Empresarial Internacional do Centro Oeste Sudamericano” – GEICOS. Este grupo de empresários visa desenvolver em primeiro lugar uma área de comércio internacional entre cinco países: Paraguai, Bolivia, Argentina, Chile e Brasil (através da interação com o Mato Grosso do Sul, principalmente). O objetivo é tornar realidade a chamada “Zona de Integración del Centro Oeste Sudamericano” – ZICOSUR. Um trabalho que já existe deste de meados de 1997 e desde então vem crescendo como uma meta real de desenvolvimento integrado para os empresários e as comunidades envolvidas neste processo.

O pavilhão conhecido como Expo GEICOS tem toda uma programação de eventos que visa atender aos interesses de cada país envolvido – quando um dia da semana é dedicado a encontros empresariais, apresentações de produtos, coquetéis e apresentações musicais de cada cada país. O dia do Brasil, está previsto para quinta-feira, dia 15, quando o COMTUR deverá apresentar seus produtos e serviços turísticos e divulgar o município e a região da Serra da Bodoquena. Foram convidados os empresários da área de hotelaria, agências de viagens e representantes do turismo no Paraguai. A visita do Vice-Governador do Mato Grosso do Sul já está confirmada e espera-se agora a confirmação da presenca do Governador, Sr. José Orcírio Miranda dos Santos – o Zeca do PT.

A intenção do COMTUR é despertar novos mercados consumidores para Bonito, Serra da Bodoquena e Pantanal – produtos turísticos estruturados que buscam aumentar suas vendas e consolidarem-se como Destinos Internacionais de Ecoturismo.

Site oficial do evento: www.expo.com.py

(Ana Cristina Trevelin, Assessora do COMTUR, direto de Assuncao/PY)

COLUNISTA

Ana Cristina Trevelin

ana@portalbonito.com.br

Administradora, pós-graduada em Gestão e Manejo Ambiental, com cursos extra-curriculares nas áreas de turismo, meio ambiente e empreendedorismo. Consultora para Gestão e Planejamento em Turismo através da Bionúcleo – Gestão Ambiental e Empresarial e membro docente do IESF/UNIGRAN, nos Cursos de Administração Rural e Turismo.

COMENTÁRIOS

Site desenvolvido por: